Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Sabará é premiado na I Olimpíada de Inovação do IFMG

Projeto do Campus Sabará é premiado na I Olimpíada de Inovação do IFMG

publicado: 22/06/2017 20h23, última modificação: 22/06/2017 20h23

Projeto orientado pelo professor Erick Boaventura é premiado na I Olimpíada de Inovação do IFMG

No mês de setembro do ano de 2016 o IFMG lançou o edital da I Olimpíada de Inovação. O objetivo desta olimpíada foi de estimular o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico e promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora no IFMG.

O professor Erick Fonseca Boaventura já tinha a ideia de minimizar o problema dos donos de cães que não tinham muito tempo para ficar em casa e não podiam alimentar e cuidar do seu cão adequadamente.

A partir desta problemática e devido a oportunidade da Olimpíada de Inovação ele reuniu uma equipe de alunos dos cursos Técnicos em Eletrônica, Administração, Informática e Superior em Sistemas de Informação e juntos submeteram o projeto ao edital da Olimpíada de Inovação. A equipe foi denominada como “Os Integrados” e foi formada pelos aluno(a)s Clara Lóris de Sales Gomes, Guilherme Santos Coelho, Milton Rodrigues Santos Júnior, Patrícia Scoralick Martins Lopes e Thiago Valério Mendes da Cruz.

Foram 24 projetos escritos na I Olimpíada de Inovação, sendo que a equipe “Os Integrados” se classificou em primeiro lugar entre os 6 projetos classificados para a segunda etapa, recebendo um recurso de R$ 4000,00 para desenvolvimento do projeto.

Na segunda etapa ocorreu a apresentação dos projetos na reitoria do IFMG, e os mesmos foram avaliados por uma comissão externa de avaliadores.

A equipe desenvolveu um alimentador eletrônico com acesso remoto para cães, que pode ser controlado de qualquer lugar que se tenha acesso a internet através de um aplicativo ou página de internet. O usuário consegue liberar ração (porção pequena, média e grande) e água para o cão ou fazer tocar uma mensagem.

O resultado final só foi divulgado no último dia da 1ª Feira de Negócios, Tecnologia e Inovação (FENITEC), em que a equipe “Os Integrados” foi premiada com o segundo lugar, recebendo um cheque de R$ 9000,00, medalhas e um troféu para o campus.

Segundo o estudante Guilherme a I Olimpíada de Inovação trouxe uma experiência incrível, pois eles tiveram um grande crescimento pessoal, trabalharam em equipe, enfrentaram desafios e com muito esforço e dedicação alcançaram o segundo lugar.

Link I Olimpíada de Inovação: https://www2.ifmg.edu.br/1olimpiadadeinovacao

Link FENITEC: https://fenitec.ifmg.edu.br/fenitec