Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Realizada mais uma edição do Cinema Comentado no IFMG Sabará

Realizada mais uma edição do Cinema Comentado no IFMG Sabará

publicado: 03/07/2017 10h20, última modificação: 03/07/2017 10h23

O projeto Cinema Comentado tem como objetivo realizar bimestralmente mostras de cinema e de curtas, promovendo debates e análises de diferentes narrativas e temáticas relacionadas à literatura e aos Temas Transversais da Educação Nacional (PCN, 1997).

O longa-metragem exibido no dia 01 de julho de 2017 foi O menino e o mundo, do diretor Alê Abreu. Contou com a presença de professores, técnicos administrativos, alunos e membros da comunidade externa.

Após a exibição do filme, foi aberto um espaço para debates que foi conduzido pelo professor Ricardo Machado Rocha. Segundo Ricardo, “A sessão de cinema comentado sobre o filme O menino e o Mundo foi um encontro muito fértil. Com a presença do cineasta mineiro Leonardo Cata Preta, do graduando em cinema da animação Tiago Silva e o psicólogo Guilherme Cristelli, os alunos puderam explorar diversas leituras e intertextos do filme, expor suas percepções e lançar perguntas aos convidados. Dos aspectos técnicos de imagem, trilhas sonoras e relações com outras mídias, como a literatura, às impressões mais subjetivas dos alunos, a audiência em forma de encontro e conversa permitiu explorações de sentidos e trocas de experiências privilegiadas e enriquecedoras para todos. Também os professores Raquel Franco e Ricardo Machado, a pedagoga Edna Silva e o psicanalista Marcelo Quintão fizeram parte das conversas, que aconteceu de forma descontraída, ao sol, num encontro que lançou muita luz sobre todo o grupo a respeito do cinema de animação brasileiro."

O Cinema Comentado está alinhado às ações de Extensão desenvolvida por professores e técnico administrativos do campus Sabará.

A próxima exibição ocorrerá no 30/09/2017 com o documentário Se eu não tivesse amor.