Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 'Reitoria Itinerante' visita os campi Sabará e Ibirité

'Reitoria Itinerante' visita os campi Sabará e Ibirité

Também foi realizada a reunião mensal do Colégio de Dirigentes no Campus Betim. Visitas foram realizadas nos dias 19, 20 e 21 de outubro.
publicado: 25/10/2022 11h01, última modificação: 25/10/2022 15h29

Na última semana, o projeto "Reitoria Itinerante" esteve visitando os campi Sabará e Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, para ouvir a comunidade local e estreitar os laços entre as unidades acadêmicas e a Reitoria. As visitas aconteceram nos dias 19 e 21 de outubro, com a participação da gestão local, servidores e lideranças estudantis.

Campus Sabará

No Campus Sabará, o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória, e sua equipe se reuniram com a gestão local, com os servidores do campus e com os representantes estudantis.  A equipe da Reitoria foi recepcionada pelo diretor-geral, Daniel Neves Rocha, além de diretores e coordenadores de setor. Uma das novidades trazidas pelo campus foi a instalação de um novo laboratório de informática, composto por 52 computadores e 40 monitores, fruto de um edital de desfazimento de bens promovido pelo Ministério Público Federal por meio da Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais.

Na comitiva de gestores do IFMG estavam presentes, além do reitor, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição, o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Junior, o diretor de Administração e Desenvolvimento de Pessoas, Daniel Pedrosa, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Substituto, Tiago Simão Ferreira, o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, e o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo César Lourenço da Silva.

Em relação ao investimento em infraestrutura, a Pró-reitoria de Administração e Planejamento informou o aporte de R$ 700 mil oriundos de emenda de bancada para a cobertura da quadra  poliesportiva do Campus Sabará.

Outra novidade na área da pesquisa e inovação foi sobre o lançamento do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Editora IFMG. Segundo Tiago Simão, nos próximos dois meses haverá treinamento para os membros do Comitê. “Todos as pesquisas relacionadas com humanos deverão ser submetidas ao CEP. Além disso, os escritores da instituição já contam com o selo editorial nas publicações (mídia eletrônica e/ou impressa) de obras de caráter científico, didático, técnico, literário e artístico, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial”, disse ele.

Campus Ibirité

Na última sexta-feira, 21 de outubro, A "Reitoria Itinerante" passou também pelo Campus Ibirité. Na oportunidade, o pró-reitor de Extensão aproveitou para entregar a placa Mérito Extensionista 2021 e ressaltou que a edição de 2022 já está com edital disponível para selecionar e premiar as ações extensionistas que se destacaram neste ano, seja no âmbito do Programa +IFMG ou nas atividades desenvolvidas nos campi. E retomando as atividades presenciais, a 12ª edição do Encontro Esportivo será realizada no Campus Ouro Preto, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. São esperados cerca de 800 estudantes, de todos os campi, envolvidos nas competições.

Nos encontros com as lideranças estudantis, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o investimento na merenda escolar que consiste na distribuição gratuita aos alunos de frutas, barra de cereais, iogurte, bolacha e biscoito.

Colégio de Dirigentes

Colegio-Dirigentes-Betim.jpegNa quinta-feira, 20 de outubro, foi realizada também a reunião mensal do Colégio de Dirigentes, que reúne reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos campi e Polo de Inovação. O encontro ocorreu no Campus Betim. Na pauta de discussões, foi apresentado um cenário para o planejamento de ações no IFMG, que envolveu números e informações coletadas pelas Pró-reitorias de Ensino e Administração. O objetivo foi mostrar como está a instituição em relação às matrículas e ao orçamento. A Diretoria de Comunicação trouxe, na sequência, um relatório parcial da divulgação do Processo Seletivo 2023, pontuando as ações realizadas para reformar o número de inscritos. Já no período da tarde, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional discorreu sobre as ações executadas e os cenários prospectivos para o desenvolvimento da EAD no IFMG.

Sobre a Reitoria Itinerante

O projeto tem como proposta estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local dos campi, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto.