Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rodas de Conversa sobre o "Setembro Amarelo" no IFMG Sabará

Rodas de Conversa sobre o "Setembro Amarelo" no IFMG Sabará

publicado: 10/10/2017 22h10, última modificação: 10/10/2017 22h10

Na última semana do mês de Setembro foram realizadas "Rodas de Conversa" com os (as) estudantes dos cursos técnicos do IFMG campus Sabará com a temática suicídio. Estes momentos de diálogos e reflexões aconteceram durante parte das aulas de Educação Física.

O psicólogo Guilherme Cristelli e a professora Maria Aparecida Dias Venâncio conduziram as rodas, que contaram com depoimentos dos alunos sobre vivências pessoais com o tema e os motivos pelos quais acreditam que leva a pessoa a cometer o ato suicida.

Na conversa, o psicólogo interveio sobre as estratégias utilizadas para lidar com as pessoas em sofrimento e que possam apresentar ideações suicidas. Além disso, foi apresentado aos alunos os serviços oferecidos pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, que atende pelo número 141 e possui voluntários capazes de ouvir pessoas em situação de crise.

Guilherme avalia como "positiva e de extrema importância a abordagem desse tema, especialmente na adolescência, fase em que o ser humano passa por muitas transformações e pode possuir poucas estratégias para lidar com as próprias questões. Criar canais de comunicação claros sobre o suicídio e os motivos que levam as pessoas a tentarem ou cometerem ações para dar um fim à própria vida é um passo importante para que os adolescentes possam ajudar os seus pares ou procurarem ajuda se tiverem ideações nesse sentido."

Vários estudantes também avaliaram positivamente esse tipo de ação, dizendo que possuem necessidade de conversar sobre temas que permeiam o próprio cotidiano e que são, muitas vezes, tabus na sociedade.

Para a professora Maria Aparecida "este tipo de ação integrada favorece o trato do conhecimento sobre o corpo e suas formas de ser e estar mais saudável neste mundo. Uma compreensão de saúde integral, onde a saúde mental é um pilar importante para esta integralidade. Estes são saberes importantes a serem construídos para e com a juventude".