Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Técnico em Assuntos Educacionais do Campus Sabará oferta curso FIC em parceria com Escola de Saúde Pública (ESPMG)
conteúdo

Notícias

Técnico em Assuntos Educacionais do Campus Sabará oferta curso FIC em parceria com Escola de Saúde Pública (ESPMG)

publicado: 10/03/2023 12h34, última modificação: 10/03/2023 12h38

Na última semana (28/02 a 02/03) aconteceu o segundo módulo do curso de formação continuada “Práticas corporais nos Polos de Academias da Saúde de Minas Gerais: formação de instrutores de Tai Chi Chuan (Taiji Quan) e Qi Gong” em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESPMG) e a Secretaria Estadual de Saúde (SESMG). O curso tem como público alvo os profissionais de saúde que atuam nas Academias da Saúde em Minas Gerais. Em 2023 a meta é formar 100 profissionais para vivenciar o Tai Chi Chuan e o Qi Gong, duas práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa que fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

O professor destas práticas é o Técnico em Assuntos Educacionais, José Marcello Salles Giffoni, do Campus Sabará. Na sua opinião este curso fortalece o papel da Rede Federal no diálogo com SUS proporcionando uma formação importante para a Promoção da Saúde em Minas Gerais.

Tanto o Tai Chi Chuan quanto o Qi Gong possuem evidências científicas com relação ao diabetes, hipertensão, equilíbrio e consciência do autocuidado. Fica a dica para consulta de algumas pesquisas: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Amanda Nathale Soares, Analista de Educação e Pesquisa em Saúde/ ESP-MG e responsável pelo desenvolvimento desta parceria, entende que o curso atende as necessidades de formação dos trabalhadores do SUS de Minas Gerais. “Vimos nesta parceria com o IFMG - Sabará e com a SES-MG a possibilidade de ampliarmos o escopo e a capilaridade das nossas ações educacionais, com relevante destaque às Práticas Integrativas e Complementares, tema com o qual somos muito implicadas e que possui grande importância no SUS.”

Segundo Amanda Nathale, “Vimos nesta parceria com o IFMG - Sabará e com a SES-MG a possibilidade de ampliarmos o escopo e a capilaridade das nossas ações educacionais, com relevante destaque às Práticas Integrativas e Complementares, tema com o qual somos muito implicadas e que possui grande importância no SUS.”

Fernanda Maciel, servidora da ESPMG, está fazendo o curso e considera que esta experiência confirma a importância de formações voltadas a práticas corporais no âmbito do SUS, especialmente, valorizando práticas que tragam outras racionalidades médicas, como a da medicina tradicional chinesa, contemplada na Política de Práticas Integrativas e Complementares. A complexidade dos processos de saúde/doença exigem outros saberes, conhecimentos e tecnologias voltados à promoção da saúde, tais como aqueles presentes no Tai Chi Chuan.

Paula Souza Oliveira, referência técnica da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG considera que esse curso é muito importante, por se tratar de uma ação de educação permanente de saúde, que é fundamental, tanto para os profissionais de saúde, quanto para a população. É uma vitória para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais conseguir proporcionar essa formação e os usuários terão acesso a duas modalidades que utilizam técnicas para proporcionar sensação de bem-estar, relaxamento, alívio de stress, atuando na prevenção de doenças e complicações, na redução de sintomas físicos e mentais, e na recuperação e promoção da saúde. Então, essa é mais uma forma de cuidado em saúde que vamos conseguir ofertar em nossos territórios.

No dia 28/02 as aulas aconteceram no Parque Municipal para os alunos vivenciarem as práticas ao ar livre. Para isso contamos com o apoio especial do Campus de Ribeirão das Neves que cedeu seu micro-ônibus para o transporte da turma.

A parceria prevê 3 anos desta formação atendendo 300 profissionais de saúde ao longo deste tempo. Em breve teremos mais notícias deste movimento de saúde e longevidade!

Sobre as modalidades

O Tai Chi Chuan (Taiji Quan – TCC) é uma prática corporal da medicina tradicional chinesa, que tem movimentos da arte marcial, do equilíbrio, da respiração. A modalidade consiste em posturas de equilíbrio corporal e na realização de movimentos lentos e contínuos que trabalham, simultaneamente, os aspectos físico e energético do corpo.

O Qi gong (Chi gong) também é uma prática corporal da medicina tradicional chinesa que consiste em uma série de movimentos corporais harmônicos, aliados à respiração, com foco em determinada parte do corpo, para o desenvolvimento da energia vital (Qi) e ampliação da percepção corporal e do autoconhecimento.