Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular de inverno do IFMG está com 437 vagas abertas

Vestibular de inverno do IFMG está com 437 vagas abertas

Cursos técnicos e de graduação são ofertados nos campi de Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves. Inscrições podem ser realizadas exclusivamente online até o dia 1º de junho de 2022.
publicado: 09/05/2022 16h21, última modificação: 09/05/2022 16h21

O IFMG está com 437 vagas abertas para cursos técnicos e de graduação em seu vestibular de inverno (Processo Seletivo 2022/2). As inscrições acontecem virtualmente no período de 5 de maio a 1º de junho. Os cursos são gratuitos e ofertados nos campi Congonhas, Ibirité, Ouro Preto e Ribeirão das Neves, com início das aulas previsto para o 2º semestre letivo de 2022.

Inscrições Cursos Técnicos | Clique aqui

Inscrições Cursos Graduação | Clique aqui

Nesta edição, os candidatos aos cursos técnicos (subsequente e concomitantes) irão realizar prova presencial no dia 26 de junho. O exame terá 50 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dentre os cursos técnicos ofertados neste certame estão: Edificações, Mineração, Mecânica, Automação Industrial, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável e Segurança do Trabalho. Eles serão ministrados no período vespertino ou noturno, de acordo com o campus. As informações podem ser acessadas no Edital 35/2022

E para os cursos de graduação é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e utilize a nota obtida em uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no período de 2017 a 2021. Os cursos de graduação disponíveis neste processo seletivo são: Gestão da Qualidade, Administração e Processos Gerenciais. Os detalhes deste certame estão descritos no Edital 36/2022.

É importante que o candidato esteja atento as regras dos editais e sobre o funcionamento do sistema de cotas, além de acompanhar o cronograma e o conteúdo programático das provas. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail vestibular@ifmg.edu.br

Como se inscrever?

Os candidatos interessados em ingressar em uma das vagas no IFMG devem acessar a página de inscrições, possuir CPF próprio ou protocolo provisório, endereço de e-mail e Carteira de Identidade (RG). Além disso, o comprovante de inscrição deverá ser impresso e pago até a data do vencimento em qualquer agência bancária. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

É possível solicitar isenção do pagamento desta taxa. Neste caso, o candidato poderá fazer o pedido entre os dias 5 e 20 de maio, deverá comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Os editais especificam todos os documentos exigidos para esta solicitação.

Curso Técnico Subsequente X Técnico Concomitante

Neste Processo Seletivo 2022/2, são ofertados cursos técnicos subsequentes e concomitantes. O curso técnico subsequente é focado em quem já concluiu o Ensino Médio, mas está à procura de uma formação técnica de, no máximo, dois anos. Já o curso técnico concomitante é voltado a estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio que desejam ter uma formação técnica complementar. Eles devem estar matriculados em outra escola e fazer o técnico no IFMG.

Período de inscrições 5 de maio a 1º de junho
Solicitar isenção de taxa de inscrição 5 a 20 de maio