Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil
conteúdo

Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil

Turno EAD
Duração Mínimo: 3 semestres (1,5 anos) / Máximo: 6 semestres (3 anos)
Vagas: 60 vagas anuais
Ingresso Processo Seletivo e transferências (externa e interna)

 APRESENTAÇÃO

O curso técnico subsequente em Defesa Civil (modalidade EAD com 20% de atividades presenciais) prioriza a formação de estudantes como cidadãos e futuros profissionais na perspectiva da Lei nº 9.394/1996 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução CNE/CEB nº 6/2012).

Em conformidade com a citada resolução, o curso técnico em Defesa Civil será pautado por um projeto de ensino sistematizado, fundamentado na integração entre conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.

A partir desses referenciais legais, pode-se afirmar que o curso técnico em Defesa Civil do Campus Santa Luzia cumprirá com os objetivos sociais do IFMG, que consistem em ofertar ensino público, gratuito e de qualidade para os cidadãos brasileiros, contribuindo para a emancipação dos sujeitos.

Desse modo, entende-se que o desafio representado pela perspectiva de uma formação de qualidade implica a compreensão de grandes responsabilidades com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos estudantes, os quais, ao ingressarem no curso em questão, estarão imersos em um processo de formação após o ensino médio.

Portanto, o curso leva em consideração a diversidade de experiências pessoais e profissionais dos estudantes, a fim de que eles se identifiquem com o curso e alcancem o sucesso em suas trajetórias escolares. O curso dialoga diretamente com a Pós-Graduação EAD em Proteção e Defesa Civil (parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) e com os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Técnico em Segurança do Trabalho já ofertados no campus.

  OBJETIVOS

Objetivo geral:

Capacitar o profissional para a operacionalização dos procedimentos administrativos, normativos e técnicos nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação do ciclo da gestão de proteção e defesa civil, conforme preconizado na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Objetivos específicos:

• Atender à demanda nacional por capacitação profissional em gestão de riscos e desastres, conforme previsto na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
• Ampliar a resiliência das comunidades através da formação de agentes locais capazes de atuar de forma preventiva, reduzindo vulnerabilidades, e operacional, respondendo a desastres.
• Institucionalizar o conhecimento em Defesa Civil na educação profissional, criando um caminho formativo estruturado que unifique teoria e prática.
• Possibilitar aos discentes a compreensão dos fundamentos, princípios e a legislação nacional e internacional que regem a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).
• Propiciar que o profissional a ser formado seja capaz de identificar e analisar os diferentes tipos de ameaças naturais (hidrológicas, geológicas, meteorológicas), tecnológicas e antropogênicas, bem como dominar os conceitos de risco, vulnerabilidade, resiliência e desastre.
• Assegurar que os discentes conheçam, compreendam e sejam capazes de atuar a partir das fases do ciclo de gestão de desastres: Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação.
• Promover no discente o entendimento das estruturas organizacionais e dos fluxos de comando, controle e comunicação em situações de emergência.
• Desenvolver conduta ética, responsabilidade social e compromisso com a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, estimulando o trabalho em equipe multidisciplinar, a liderança situacional e a comunicação clara e eficaz com a população e outras agências.

PERFIL PROFISSIONAL

O egresso do curso Técnico em Defesa Civil, do IFMG Campus Santa Luzia, terá uma formação pautada em valores humanísticos e culturais, integrada à formação técnica, tecnológica e científica. O perfil do egresso para atuação profissional estabelece que o Técnico em Defesa Civil:
a) Atue de forma sistêmica na gestão de riscos de desastres e na gestão de desastres de origem natural, social ou tecnológica, e nos procedimentos administrativos e normativos em Proteção e Defesa Civil;
b) Prepare planos de contingência e de mobilização comunitária em Proteção e Defesa Civil;
c) Atue na preparação conjunta de plano diretor de defesa civil, estimulando a resiliência e os processos sustentáveis, promovendo a continuidade das ações de proteção e defesa civil nas comunidades;
d) Planeje, mobilize e sensibilize a comunidade para reuniões de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil;
e) Trabalhe em equipes multidisciplinares e/ou interinstitucionais na realização de atividades relacionadas à atenção básica de Proteção e Defesa Civil e de investigação de riscos em estruturas edificadas e processos de trabalho e produção com potencial sinistroso;
f) Participe de equipes de reconstrução de comunidades e cenários atingidos em desastres;
g) Atue em gestão de riscos e desastres em empresas públicas e privadas, quanto a eventos adversos relacionados a classificação brasileira de desastres;
h) Atue em parcerias interinstitucionais, civil e militar, nos planos federal, estadual e municipal, como gestor/coordenador de crises provocadas por razão natural, social ou tecnológica e fomentando projetos educacionais, de pesquisa e de extensão;
i) Desenvolva competências técnica e tecnológica em sua área de atuação e seja capaz de entender as relações próprias do mundo do trabalho, fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
j) Continue aprendendo e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas;
k) Aja pessoal e coletivamente com autonomia, tomando decisões com base em princípios éticos e de maneira solidária, inclusiva e sustentável;
l) Saiba interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes e,
m) Exercite a cidadania de forma crítica, dinâmica e empática, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O técnico em Defesa Civil possui um campo de atuação que atende às demandas por profissionais para órgãos e agências de defesa civil dos municípios, estados e União. Além disso, o profissional poderá atuar junto aos serviços de meteorologia com atividades de monitoramento, pesquisa meteorológica, climatológica e hidrológica. Também poderá atuar em instituições de ensino, portos e ferrovias, seguradoras, instituições e órgãos públicos e empresas privadas.

COLEGIADO

De acordo com o art. 90 do Regulamento de Ensino dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMG, aprovado pela Resolução nº 46, de 17 de dezembro de 2018, compete ao colegiado de curso:

  1. Assessorar na coordenação e supervisão do funcionamento do curso;
  2. Estabelecer mecanismos de orientação acadêmica aos discentes do curso;
  3. Promover continuamente a melhoria do curso, especialmente em razão dos processos de autoavaliação e avaliação externa, bem como o atendimento às demandas advindas da educação inclusiva;
  4. Aprovar a sequência recomendável das disciplinas e os pré-requisitos e correquisitos a serem estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), assim como os critérios de flexibilização dos mesmos;
  5. Deliberar e emitir parecer sobre assuntos de interesse do curso;
  6. Julgar, em grau de recurso, as decisões do coordenador de curso;
  7. Propor normas relativas ao funcionamento do curso para deliberação da Diretoria de Ensino do Campus;
  8. Designar docente para orientação a discentes em programas de mobilidade acadêmica.

O colegiado de Curso será constituído conforme normativas institucionais (em formação).

As solicitações para o colegiado devem ser encaminhadas via e-mail ao coordenador do curso e serão incluídas na pauta da reunião seguinte ao envio, após avaliação do coordenador.

Atas de reuniões - CLIQUE AQUI (Em breve)

Agenda do colegiado - CLIQUE AQUI (Em breve)

DOCUMENTOS

Autorização de Funcionamento
Link: CLIQUE AQUI

Projeto Pedagógico do Curso
Link: CLIQUE AQUI

Composição do colegiado:
Link Em breve

COORDENAÇÃO

Coordenador: Marco Túlio Domingues Costa

E-mail