Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Arquivos > 2021
conteúdo

Notícias

2021

EDITAL 27/2021Fomento interno a projetos de Inovação e Empreendedorismo direcionados aos Arranjos Produtivos Locais e Regionais do município de Santa Luzia/MG 2021 - IFMG Campus Santa Luzia

PROJETO: AGENTES CULTURAIS EM AÇÃO: integração entre atividades de formação e estratégias de proteção, divulgação e uso sustentável dos bens culturais envolvendo o Quilombo de Pinhões e as edificações tombadas em Santa Luzia - MG

RESUMO: O presente projeto, intitulado AGENTES CULTURAIS EM AÇÃO: integração entre atividades de formação e estratégias de proteção, divulgação e uso sustentável dos bens culturais envolvendo o Quilombo de Pinhões e as edificações tombadas em Santa Luzia - MG,atende uma demanda da comunidade externa e interna do IFMG - Campus Santa Luzia. A equipe pretende dar continuidade às atividades de ensino, pesquisa aplicada e extensão que tiveram início com a formação de agentes culturais, por iniciativa do Observatório da Diversidade, núcleo de estudo  da linha de pesquisa "Crítica cultural", do Laboratório Integrado de Tecnologia Social (LITS), que por sua vez se constitui como Grupo de Pesquisa reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto conta ainda com o imprescindível apoio e colaboração da comunidade representada por atores culturais vinculados a entidades como: IEPHA, Associação Cultural de Santa Luzia, Associação das Mulheres Quilombolas de Pinhões, Espaço Quilombola Teto Abeto ( EQTA), Ponto de Cultura Arte - 22, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Através do projeto torna-se possível reunir as contribuições trazidas durante a formação pelos diversos atores culturais e com elas alimentar o banco de dados, organizando e divulgando essas informações através do site do projeto, que dispõe de uma Biblioteca virtual colaborativa e, também, de um Roteiro cultural colaborativo. Desse modo, será possível planejar, organizar e propor estratégias de integração das atividades de formação com vistas a estimular e apoiar o empreendedorismo numa perspectiva sociocultural, mediante reconhecimento, proteção, divulgação e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, da cidade de Santa Luzia, representado neste estudo por sua comunidade tradicional quilombola e por suas edificações tombadas.

EQUIPE: Neilson José da Silva (Coordenador); Junia Márcia de Lima (Técnica/voluntária); Mariana Dias Gois  (Técnica/voluntária); Raquel Manna Julião (Docente/ voluntária); Reinaldo Trindade Proença (Técnico/Voluntário); Renata da Silva Oliveira (Docente/ voluntária); Francisco Gonçalves Ferreira de Almeida (Discente/bolsista); Emanuela Vitória Gonçalves Dias (Discente/bolsista); Juana Luiza Borborema Antunes (Discente/voluntária).

Início da Execução - 02/01/2022

Término da Execução - 31/12/2022

 

PROJETO: Espaço da Memória: Implementação do Núcleo do Museu da Pessoa de Santa Luzia                                       

RESUMO: A presente proposta visa dar continuidade às atividades do projeto Espaço da Memória em  parceria com o Centro de Memória do IFMG e com o Museu da Pessoa. Nessa etapa será implementado a plataforma digital (site) Núcleo do Museu da Pessoa de Santa Luzia (https://museudapessoa.org/). Nela serão postados e disponibilizados  os materiais levantados  ao longo da primeira e da segunda  edições do projeto Espaço da Memória ocorridos entre os anos de 2017-2021. Entre os materiais encontram-se entrevistas com moradores do Distrito de São Benedito e documentos diversos, como acervos fotográficos dos moradores e o jornal de mobilização social O Estopim. Tais relatos e documentos evidenciam uma memória coletiva abordando questões como precariedades nas infraestruturas urbanas, formas de organização e mobilização sociais e acontecimentos marcantes para as pessoas e a comunidade local. A metodologia utilizada será baseada no entendimento da memória como uma tecnologia social, uma vez que os processos de produção da memória na plataforma podem ser apropriados pelos moradores de Santa Luzia e a memória pode servir para fomentar a mobilização social e consequentemente favorecer a melhoria de vida da população. Além do trabalho de implementação do Núcleo do Museu da Pessoa de Santa Luzia, com a edição, postagens e divulgação dos materiais existentes, também será amplamente divulgada a plataforma para que moradores de Santa Luzia possam se apropriar desta tecnologia social.  A presente  etapa será realizada com a participação de  estudantes, pesquisadores, moradores de Santa Luzia e a equipe do Museu da Pessoa, e com o apoio do Centro de Memória do IFMG.

EQUIPE: Breno Luiz Thadeu da Silva (Coordenador); Roxane Sidney Resende de Mendonça (Docente/ voluntária); Geraldo Magela dos Santos Junior (Discente/ bolsista); Welida Benita Araújo (Discente/ bolsista); Samuel Saurino Conde (Discente/ voluntário).

Início da Execução- 01/01/2022

Término da Execução- 31/12/2022