Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Assistência Estudantil
conteúdo

Assistência Estudantil

por niltom.vieira publicado 22/04/2016 01h25, última modificação 29/02/2024 17h16

O Programa de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais se configura de princípios e diretrizes que orientam ações capazes de democratizar o acesso e a permanência dos estudantes na educação pública federal. Ele tem como objetivos:

  • Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência dos estudantes no Instituto, até a conclusão do respectivo curso;
  • Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório por razões socioeconômicas;
  • Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes entre o ingresso e a conclusão do curso;
  • Inserir os alunos em atividades culturais e esportivas como complemento de suas atividades acadêmicas; e
  • Contribuir para a inclusão social pela educação.

 

O Programa de Assistência Estudantil do IFMG subdivide a concessão de benefícios em seis categorias:

  • Bolsa permanência e auxílio alimentação: visa reduzir os índices de evasão, de retenção e o baixo desempenho acadêmico decorrentes da insuficiência de condições financeiras, sendo concedidos aos estudantes dos níveis técnicos e de graduação na modalidade presencial. Seleção a partir de critérios socioeconômicos via edital.

 

  • Mérito acadêmico:  As ações desenvolvidas pelo ensino para atender às necesecessidades de formação acadêmica dos estudantes de cursos técnicos e superiores, vinculados a uma disciplina com orientação de um professor. Exemplo, bolsas de monitoria e tuturia. Seleção via edital.

 

  • Necessidades educacionais especiaisoferta de apoio pedagógico e de outros recursos necessários para desenvolvimento acadêmico e social ao estudante com necessidades educacionais especiais.

 

  • Visitas técnicas: apoio a ações que complementem as atividades acadêmicas, por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes e da destinação de recursos voltados para promoção de visitas técnicas.

 

  • Eventos: auxílio financeiro de participação para a apresentação de trabalhos por discentes em eventos nacionais ou internacionais de caráter científico, técnico-científico ou extensionista, no país ou no exterior.

 

  • Esporte: apoio a programas que incentivem as práticas esportivas como meio de socialização e promoção da saúde, além do treinamento e a participação em torneios e campeonatos das equipes representativas do IFMG.

 

 Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE)

O Sistema de Seleção da Assistência Estudantil (SSAE) gerencia as candidaturas dos estudantes do IFMG aos benefícios oferecidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE). O processo é 100% digital e acontece em duas etapas:

1. Cadastro no SSAE, disponível em ssae.ifmg.edu.br

Preencher o cadastro eletrônico com dados pessoais, dados familiares e dados sobre veículos. Também é necessário fazer o upload de todos os documentos de comprovação.

Manual de orientação para realizar o cadastro no SSAE (acesse aqui).

Tutorial para realizar o cadastro (acesse aqui).

 

2. Candidatar por meio do sistema aos Editais vigentes para o seu perfil de aluno

Ex. Edital de bolsa permanência.

 

Editais abertos!

Edital 08/2024 - Prorrogação da bolsa permanência do ano anterior (alunos do perfil A e B)

Edital  07/2024 - Campus Avançado Arcos - Permanência - Regular

 

 

Faça o CadÚnico!

A partir de 2024, o IFMG vai adotar o CADÚNICO (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) como ferramenta para comprovação de renda nos editais socioeconômicos da Assistência Estudantil. Procure um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade para realizar ou atualizar o seu cadastro. 

 

O cadastro no CadÚnico deve estar atualizado em no máximo 2 anos antes da publicação do edital que você quer se inscrever.

Faça o download da castilha - Noções básicas do cadastro único (clique aqui)

Contato: assistenciaestudantil.arcos@ifmg.edu.br

 

O IFMG adereiu ao Pé-de-Meia! Ele é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Importante: é necessário ter um cadastro atualizado do CadÚnico!