Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Estágio
conteúdo

Estágio

por niltom.vieira publicado 22/04/2016 01h24, última modificação 17/02/2021 15h45

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 

Para que o estágio seja, oficialmente, considerado pelo IFMG é preciso seguir algumas recomendações importantes:

1)  Solicite seu estágio com, no mínimo, 15 dias de antecedência, pois é preciso fazer um processo, o qual passa por vários trâmites.

Esta solicitação é feita mediante a entrega da FICHA DE CADASTRO de estágio e do PLANO DE ESTÁGIO, ao setor de extensão, o e-mail é extensao.arcos@ifmg.edu.br.

Após a verificação se todos os campos estão corretamente preenchidos, o setor responde ao estagiário que o processo para o estágio está em andamento.

2) Com o material enviado, são elaborados: Termo de Convênio de Estágio (obrigatório via SEI desde abril de 2020), Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio. Todos estes documentos são assinados por: Direção de Campus, Empresa, Aluno, Coordenador de Curso, Coordenador de Estágio e Supervisor de Estágio.

Geralmente, a empresa, o aluno e o supervisor de estágio são usuários externos do IFMG, o que solicita que seja feito um cadastro no sistema SEI, o qual é liberado pelo setor de extensão após a conferência de documentação exigida pelo IFMG.

3) Após os documentos estarem prontos, são encaminhados as para assinaturas, tanto internas quanto de usuários externos devidamente registrados.

4) Com tudo assinado, o estágio está oficialmente em andamento.

5) Durante o período de estágio, o aluno deve seguir sendo orientado pelo professor do campus que o acompanha, encaminhando a este quaisquer relatórios que constem no plano de estágio registrado. O número de relatórios parciais e os prazos dependem de cada orientador, por isso é importante manter sempre o diálogo com ele.

6) Ao finalizar o tempo de estágio, o aluno deverá elaborar o RELATÓRIO FINAL, seguindo o modelo oficial, e entregar ao Setor de Extensão para que seja agendada a defesa de estágio. Não há prazo estabelecido para esse processo, porém deve ocorrer antes da conclusão do curso.

 

OBS: Para estágios não-obrigatórios, o aluno deve seguir as orientações 1 a 5. Não há defesa neste caso.

DOCUMENTOS:

Ficha de Cadastro ( download )

Modelo Plano de Estágio IFMG ( download )

Modelo de Relatório Final de Estágio ( download )