Você está aqui: Página Inicial > IFMG Arcos celebra marco importante: 70% do corpo docente com doutorado
conteúdo

Notícias

IFMG Arcos celebra marco importante: 70% do corpo docente com doutorado

Com a conquista da professora Amanda Piassi, instituição reafirma sua excelência acadêmica
publicado: 26/09/2025 15h29, última modificação: 26/09/2025 15h33

O IFMG Campus Arcos acaba de alcançar um marco importante: 70% do corpo docente é formado por doutores. Esse resultado expressivo reforça a tradição de excelência da instituição e evidencia o compromisso com a formação de qualidade.
A conquista mais recente foi da professora Amanda Resende Piassi, que concluiu o doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua pesquisa investigou um tema de relevância mundial e com impacto direto no Brasil: a ‘Influência da Anomalia Magnética da América do Sul em Impulsos Súbitos’.
“O Sol não envia apenas luz e calor para a Terra. Ele também libera continuamente partículas carregadas, chamadas de vento solar. A região do Atlântico Sul, sobre o Brasil, é mais vulnerável a esse fenômeno, e foi isso que motivou a minha pesquisa”, explica a professora.
Ao longo de dez anos de dados analisados, Amanda conseguiu demonstrar, pela primeira vez, de forma quantitativa, que a Anomalia Magnética da América do Sul realmente intensifica esses efeitos. Os resultados indicam que a região não afeta apenas satélites e a alta atmosfera, como já era conhecido, como também influencia diretamente os sinais magnéticos registrados no solo.
“Foi muito gratificante perceber que os índices criados na pesquisa podem servir como novos indicadores do clima espacial brasileiro”, comemora.

Apoio institucional e impacto na docência

A professora Amanda destaca que o apoio do IFMG foi essencial para a conclusão da pesquisa.
“Só consegui me dedicar porque tive a oportunidade de contar com um afastamento integral de três anos. Esse tempo foi fundamental para minha formação e impactará diretamente a minha atuação como docente”.
De volta ao campus, Amanda ministra as disciplinas de Física 1, Estatística e Tópicos em Engenharia no curso de Engenharia Mecânica.

“Ganhei muito mais que conhecimento: aprendi a ter humildade diante dos desafios e a enxergar a ciência como um processo coletivo. Meu maior desejo é contribuir para uma sociedade alfabetizada cientificamente”.

Mais do que um título, a conquista representa amadurecimento pessoal e profissional:
“Ganhei muito mais que conhecimento: aprendi a ter humildade diante dos desafios e a enxergar a ciência como um processo coletivo. Meu maior desejo é contribuir para uma sociedade alfabetizada cientificamente”.

Mensagem de inspiração

Para alunos e colegas, a professora deixa uma reflexão simples, mas poderosa:
“Vale a pena acreditar no que faz sentido para você e seguir com dedicação. O importante é buscar conhecimento, porque ele abre caminhos”.