Você está aqui: Página Inicial > Curso de Engenharia Mecânica do IFMG Arcos conquista nota 5 na avaliação do MEC/INEP

publicado: 24/06/2022 16h21, última modificação: 24/06/2022 16h21

O curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG Campus Arcos recebeu nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada a pasta. A avaliação foi realizada entre os dias 20 e 22 deste mês, de forma virtual e em tempo real.

O processo de avaliação do curso leva em consideração, três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e a infraestrutura disponível para o curso. Os indicadores de qualidade foram analisados com base no Instrumento de Avaliação de Curso Superior, que classifica os cursos entre os conceitos 1 e 5. O conceito 5 obtido, nota máxima, classifica o Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG Arcos como um dos melhores do país.

A comissão de avaliadores do Inep/MEC conheceu todo o campus em uma visita guiada pelas salas, laboratórios, biblioteca e gabinetes, analisou documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da autoavaliação institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso de Engenharia Mecânica, além de conversar com gestores, docentes e estudantes.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Luiz Augusto Viana, comemora o reconhecimento e destaca que a nota é resultado do trabalho de toda a equipe do campus. “Foi um árduo trabalho que começou há muito tempo. Na verdade, desde a implantação do curso a preocupação foi de construirmos cada etapa com excelência. E se hoje comemoramos esse importante reconhecimento é a certeza do trabalho e dedicação de todos que estão nesse campus. A equipe de gestão, professores, técnicos-administrativos e estudantes fizeram e fazem o seu melhor todos os dias", destacou.

Já para o Diretor Geral do campus, Charles Martins Diniz, o excelente resultado na avaliação demonstra o compromisso de ofertar educação pública gratuita de qualidade. “Hoje é um dia de muita alegria, e essa alegria nos move primeiro para o agradecimento a toda equipe do IFMG Arcos. Agradeço ainda a equipe da Reitoria e todos e todas que de forma direta ou indiretamente ajudaram no processo de avaliação do curso. A certeza é que saímos muito felizes desse processo de avaliação e ainda mais motivados para continuar o trabalho de formar profissionais com alta competência técnica, e sobretudo, pessoas comprometidas com a sociedade e o país".

ENGENHARIA MECÂNICA

Criado em 2016, no campus Avançado de Arcos, o Bacharelado em Engenharia Mecânica tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuarem no desenvolvimento e supervisão de projetos nas áreas de mecânica industrial e mecânica térmica.

O curso tem duração de 10 semestres, com uma grade curricular de atividades teóricas e práticas em que o aluno é preparado para otimizar, projetar, instalar, manter e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

O IFMG campus Arcos conta com servidores, docentes e técnicos-administrativos, altamente qualificados e especializados. O campus possui uma estrutura de laboratórios completo e de última geração além de salas de aula amplas e climatizadas.

Um dos diferenciais do nosso curso é o Trabalho Acadêmico Integrador(TAI), nele são trabalhados a interdisciplinaridade entre as disciplinas a partir de temas centrais. A partir do TAI os alunos desenvolvem capacidades e competências de trabalho em equipe, raciocínio e gerenciamento de projetos.

REGISTRO DA AVALIAÇÃO