Você está aqui: Página Inicial > IFMG Arcos participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

IFMG Arcos participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

publicado: 12/06/2024 16h00, última modificação: 12/06/2024 16h00

Desde maio deste ano o IFMG Campus Arcos oferece um curso de preparação para as Olimpíadas Nacional em História do Brasil (ONHB). A Formação Inicial Continuada (FIC) foi proposta pela professora Dra. Ana Caroline Carvalho Miranda, visando capacitar e incentivar alunos do IFMG e das escolas da região a participarem da competição. No caso do IFMG, 15 alunos foram inscritos na ONHB. Apesar de ser a primeira vez que o campus participa do evento, os resultados já são muito positivos: 12 alunos chegaram até a terceira fase e, atualmente, três alunos estão na quarta fase da competição.

A professora Ana Caroline destaca que: “O curso preparatório para a Olimpíada Nacional de História está sendo uma ótima oportunidade para os alunos que estão participando, assim como para os demais inscritos. Eles estão tendo a possibilidade de aprender um pouco mais sobre a história de nosso país, pesquisar sobre a história de suas próprias famílias e aprender Paleografia, ou seja, a leitura de manuscritos antigos. Os nossos encontros ocorrem semanalmente, e mesmo os demais trios que já não estão mais na competição continuam a se reunir”.

Danilo, aluno do 2° ano do Ensino Técnico em Mecânica, demonstra sua satisfação com o curso: “Na minha opinião essa iniciativa foi incrível, um curso sobre história onde não é só uma aula extra, mas sim algo completamente diferente: treinar os alunos para uma olimpíada de história e ainda ter certificado ao fim do curso é simplesmente surreal, essas aulas são de qualidade”.

A professora Ana Caroline está otimista com os resultados. “Ao todo, no Brasil, mais de 51 mil trios iniciaram a primeira fase, e hoje, na 4ª fase, somos parte dos 12 mil que ainda seguem na Olimpíada. De Minas Gerais, somos parte das 821 equipes que representam o nosso estado na 4ª fase”, explica.

Foto: Aula inaugural do curso FIC Pesquisador em História.

A aluna Marília, uma das representantes do IFMG na quarta fase da ONHB, comenta: “A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa extraordinária que promove a educação e o conhecimento histórico de forma dinâmica e envolvente. Participar da Olimpíada está sendo uma experiência transformadora. Além de estimular o pensamento crítico sobre as questões, a pesquisa e a colaboração em equipe, ela desperta um interesse enorme pela história do nosso país”.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As equipes são formadas por um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio (1°, 2° e 3°). O evento tem o objetivo de trazer para o âmbito das ciências humanas atividades de desafio construtivo. Dessa forma, ela estimula a aprendizagem, desperta talentos e aptidões. A olimpíada conta, ao todo, com sete fases. As seis primeiras fases são online, cada uma delas com uma duração de uma semana. A última delas é presencial e ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2024 em Campinas, no estado de São Paulo.

As provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

A participação do IFMG na ONHB evidencia a  importância dada ao Ensino de História na instituição. Sabe-se que a ONHB promove o interesse e a valorização de alunos e professores pelo ensino da História, impulsionando os alunos a aprofundarem seus conhecimentos sobre a história do Brasil em reconhecimento da pertinência do passado para a compreensão do presente e futuro do país. Além disso, ela desenvolve habilidades acadêmicas, como pesquisas, análises críticas, argumentação e trabalho em equipe.

A gestão do campus reafirma seu compromisso em fomentar a participação neste tipo de evento. Entre as ações já realizadas, incluiu-se as olimpíadas do conhecimento como um critério de prioridade na destinação de recursos no edital de fluxo contínuo para visitas técnicas e participação em eventos (Edital 14/2024).

Certamente, para o IFMG é uma honra ter alunos que se destacam em competições nacionais como a ONHB. O feito fortalece nossa missão quanto ao seu compromisso em ser um centro de excelência acadêmica. Além disso, traz visibilidade e prestígio dando reconhecimento ao esforço de servidores e alunos do campus. Investimos no desenvolvimento intelectual, cultural e social dos nossos alunos cientes de que a materialização do nosso êxito, enquanto instituição, está justamente nas conquistas deles.