Você está aqui: Página Inicial > Levantamento revela que 59,57% dos alunos do curso de Direito do IFMG são de Arcos
conteúdo

Notícias

Levantamento revela que 59,57% dos alunos do curso de Direito do IFMG são de Arcos

A força feminina também é maioria: 68,75% das matrículas são de mulheres
publicado: 29/08/2025 16h51, última modificação: 29/08/2025 16h51

O sonho de muitos arcoenses ganhou força e endereço certo: o IFMG Arcos. Com a chegada do curso de Direito, gratuito e já reconhecido com nota máxima pelo MEC, a cidade celebra um marco histórico. Não por acaso, 59,57% dos alunos matriculados são da cidade, prova de que a comunidade abraçou a oportunidade com orgulho e esperança. Para muitos, significa realizar um desejo antigo sem precisar deixar a própria terra, a família e as raízes.


Um exemplo é Soraia Caetano de Oliveira, de 60 anos, que finalmente conseguiu ingressar na tão sonhada graduação em Direito. “Sou filha desta terra e fico muito feliz em ver nossa cidade incentivando e investindo em cursos de graduação e pós-graduação. O IFMG oferece ótima formação curricular, sem que os jovens precisem se deslocar ou migrar para outras cidades. Isso me motiva a permanecer aqui e receber ensino de qualidade. Temos um campus universitário federal! Isso é um orgulho para Arcos e representa a formação de pessoas críticas, atentas e preparadas para transformar nossa cidade”.
Para André Rabelo Silva, a oportunidade também significou não precisar abrir mão da vida que construiu em Arcos. “Se não fosse esse curso, provavelmente eu teria que me deslocar ou até pensar em mudar de cidade. Ter essa oportunidade aqui significa continuar crescendo sem precisar abrir mão do meu trabalho e da minha rotina. É um sonho possível, uma conquista que traz orgulho e esperança”.


Já Maria Fernanda Verçosa de Castro reforça o valor de poder estudar perto da família: “Sou arcoense e considero muito especial poder cursar Direito em minha própria cidade. Ter um curso gratuito e de qualidade no IFMG me motiva a permanecer aqui. Amo Arcos e vejo esse curso como um marco muito importante para a cidade e para todos que sonham em seguir essa carreira”.

FORÇA FEMININA

Outro dado chama atenção: as mulheres são maioria no curso de Direito do IFMG Arcos, representando 68,75% dos alunos. Um marco histórico, considerando que, no Brasil, o curso de Direito foi criado em 1827, mas apenas em 1897 uma mulher – Maria Augusta Saraiva – foi admitida na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.
Entre essas mulheres está Amanda de Oliveira Silva e Rocha, que destaca: “Toda pessoa tem o direito de conquistar o que quiser. Para mim, o Direito está sendo uma porta aberta para muitos caminhos. Minha família está feliz e grata por eu estar chegando onde sempre sonhei, e essa conquista será graças ao IFMG Campus Arcos”.

Distribuição dos alunos por cidade
• Arcos — 59,57%
• Formiga — 12,77%
• Bambuí — 8,51%
• Iguatama — 6,38%
• Lagoa da Prata — 6,38%
• Córrego Fundo — 2,13%
• Pimenta — 2,13%
• Pains — 2,13%