Você está aqui: Página Inicial > Medidas de segurança e proteção do IFMG Arcos
conteúdo

Notícias

Medidas de segurança e proteção do IFMG Arcos

publicado: 19/06/2024 14h07, última modificação: 19/06/2024 14h12
A gestão do campus faz comunicado referente às medidas de segurança e proteção adotadas no campus Arcos. Desde o início do ano, esta pauta vem sendo debatida entre servidores e a gestão. Além do aprimoramento das câmeras de vigilância, destaca-se a parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Arcos (Consep), a manutenção das luminárias externas, maior controle de chaves, fechamento de salas e ambientes quando sem uso e o estudo de novos dispositivos de segurança como, por exemplo, fechaduras eletrônicas.
 
No entanto, ainda observamos que medidas de segurança deverão ser intensificadas. Na manhã do dia 18 de junho, ocorreu um incidente nas dependências da PUC Minas e do IFMG. Um homem desconhecido, sem camisa e sob efeito de algum surto, invadiu o prédio da PUC e, em seguida, migrou para o IFMG Arcos.
 
No momento estavam no campus os diretores da unidade, funcionários terceirizados e funcionários externos que trabalhavam na montagem do palco para um evento cultural. A polícia foi acionada e o invasor imediatamente detido.

Tal situação nos alerta para a necessidade de estarmos vigilantes e adotarmos protocolos mais seguros quando do retorno às aulas. Nesse sentido, no mesmo dia do ocorrido, a gestão do campus se reuniu emergencialmente e com o Consep para tratar do assunto.
Durante a reunião, o Prof. Niltom explicou o ocorrido, ouviu as contribuições dos conselheiros e os convidou para a composição de uma comissão a ser construída objetivando a proposição de outros procedimentos de segurança.Os conselheiros ratificaram o compromisso do grupo com a segurança na cidade, a parceria com o IFMG Arcos e alguns inclusive já se colocaram à disposição para representação nessa comissão.
Foto: Reunião com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Arcos (Consep).
Dentre as estratégias já tomadas, a portaria intensificará o controle de acesso ao campus, foi solicitado reforço do policiamento externo na região. Continuaremos investindo e atuando nesse sentido.  Além disso, espera-se que, em breve, a criação e, então, o debate desta comissão, que contará com representantes da comunidade acadêmica, seja profícuo na proposição de medidas para assegurar o bem estar e segurança de toda a comunidade.