Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna do IFMG Arcos apresenta projeto de Extensão sobre acessibilidade em evento no campus Piumhi

Joice Paloma, estudante de Engenharia Mecânica, desenvolveu projeto de Extensão que busca melhorar a vida de deficientes visuais em ambientes escolares
publicado: 25/06/2019 11h00, última modificação: 25/06/2019 11h07

A aluna do curso de Engenharia Mecânica do IFMG campus Arcos, Joice Paloma, apresentou na 1ª Convenção de Extensão, Pesquisa e Inovação – realizada no IFMG campus Piumhi, o projeto de extensão “Acessibilidade: Deficiência Visual”.

O projeto, desenvolvido no campus Arcos, sob a coordenação e orientação dos professores Andressa Giarola, Jefferson Rodrigues e a Técnica em Assuntos Educacionais, Claudia Soares Rossi, trata da inclusão de pessoas com deficiência visual a fim de reduzir barreiras e desafios que afetam o cotidiano desses cidadãos, principalmente no ambiente escolar.

Segundo Joice a participação no evento em Piumhi é importante para despertar em mais pessoas do meio acadêmico a necessidade de compreensão das necessidades dos deficientes visuais.

“Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para muitas pessoas. Mas, o mais importante, foi apresentar os resultados que já obtivemos e também chamar a atenção para o debate do tema dentro do ambiente escolar”, afirmou Joice.

“Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para muitas pessoas. Mas, o mais importante, foi apresentar os resultados que já obtivemos e também chamar a atenção para o debate do tema dentro do ambiente escolar”, afirmou Joice Paloma.

A participação no evento pode render, inclusive, futuras parcerias, já que alunos do curso de Engenharia Civil do IFMG campus Piumhi se interessaram em desenvolver, por exemplo, a planta de prédios escolares, envolvidos no projeto.

Para a servidora do IFMG Arcos, Claudia Soares Rossi, integrante do NAPNEE-Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, o projeto ajuda a discutir a importância da inclusão.

“O projeto tem alcançado seus objetivos e oportunizado a discussão sobre a necessidade de promovermos ações que efetivem as diferentes formas de inclusão”.

Claudia destaca ainda os benefícios da participação de alunos em eventos dessa natureza. O que, segundo ela, contribui com na formação dos estudantes.

" A experiência de participar e apresentar projetos traz grandes oportunidades de aprendizagens que extrapolam as salas de aulas. Portanto, os investimentos nestas ações são essenciais à formação integral do aluno.

O Campus Avançado Piumhi está de parabéns pela grandiosa organização do evento e pela oportunidade que ofereceu de trocas de experiências e avanço nos diálogos sobre a importância da extensão, pesquisa e inovação tecnológica na construção de uma formação sólida aos nossos alunos", conclui Claudia.

O projeto Acessibilidade: Deficiência Visual

Como parte do projeto, foram instaladas, nos prédios do campus Arcos, placas indicativas de ambiente com descrição em braile, fixação de piso tátil e aquisição de lupas que auxiliam a leitura de pessoas com baixa visão.

Foram criados ainda Grupos de Trabalho (GT) com a finalidade de elaborar propostas e engajar mais pessoas na promoção da inclusão do deficiente visual no âmbito do IFMG Arcos, nas escolas públicas do município e da gestão pública de Arcos.

O trabalho está na sua segunda fase, que consiste agora, em terminar a instalação de sinalização restante nos prédios do campus Arcos e acompanhar o andamento da implantação das propostas discutidas e aprovadas nos Grupos de Trabalho.

A acadêmica Joice Paloma também vai apresentar projeto de Extensão no VIII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. O evento é realizado pelo Instituto Federal de Brasília – IFB, e será nos dias 29 a 30 de agosto, na capital federal.

Placas indicativas de ambiente com descrição em braile foram instaladas no campus Arcos

1ª Convenção de Extensão, Pesquisa e Inovação

Com palestras, apresentação de banners e protótipos, seminário e mesa redonda, o evento teve como tema “Novos desafios e oportunidades”.

Segundo os idealizadores, um dos objetivos principais, é fomentar a cultura de Extensão, Pesquisa e Inovação, uma vez que mais ações e projetos podem ser realizados nessas áreas.

Contou com a participação dos Pró-reitores de Extensão Fernando Gomes Braga e de Pesquisa Neimar Freitas Duarte, além do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica Edilson Nolaço dos Santos, do gerente da Incubadora de Empresas “Arquipélagos” do IFMG Norimar de Melo Verticchio, do coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I do Polo de Inovação Adriano Olímpio Tonelli, e do editor chefe da Revista ForScience Bruno César de Melo Moreira, do IFMG.

Os trabalhos apresentados e expostos em formato de banners e protótipos, deram oportunidade ao público de conferir o desenvolvimento e os resultados dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos professores e estudantes de vários campi do IFMG.

Participantes discutiram questões sobre a importância das ações de Pesquisa e Extensão, bem como os formatos ideais para que elas aconteçam, além das possibilidades de desenvolvimento de ações conjuntas entre os campi e a possível utilização dos ambientes que cada um possui – como, por exemplo, o Polo de Inovação para o desenvolvimento de projetos empreendedores.

Na visão dos organizadores, considerando seu formato, o evento foi pioneiro no IFMG. Isso porque contou com os gestores de todos os setores que envolvem Extensão, Pesquisa e Inovação, objetivando, principalmente, a sensibilização com relação à importância das ações nessas áreas para o desenvolvimento dos estudantes e dos docentes.

*Com informações do site do IFMG campus Piumhi