Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do IFMG Arcos faz intercâmbio internacional

Aluno do IFMG Arcos faz intercâmbio internacional

publicado: 25/10/2017 15h47, última modificação: 28/03/2018 11h11

Marcos Raphael, aluno de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais campus Arcos, recebeu bolsa de intercâmbio acadêmico para o desenvolvimento de projeto de pesquisa orientado pelo prof. Luiz Viana e de coautoria do prof. Jefferson Silva.  O projeto é intitulado “Variação nas Propriedades Mecânicas de Aço Carbono Estrutural ASTM 36 Submetido a Ciclos Térmicos Impostos por Aquecimento por Chama Oxiacetilênica”. Marcos está agora em Porto, Portugal e relata como está sendo a experiência:

O intercâmbio tem me proporcionado uma experiência única de vida: conhecer um país com tanta história como Portugal e poder estar imerso na cultura local é algo fantástico. Em Porto é possível conhecer pessoas de diversas nacionalidades e a cidade é bastante acolhedora e as pessoas são muito simpáticas e receptivas.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP é uma excelente instituição de ensino: com ótimos professores e laboratórios muito bem equipados. Eles possuem uma metodologia de ensino em que todas as disciplinas são lecionadas em aulas teóricas e aulas práticas. Em relação ao projeto, Olga Paiva E Arnaldo Pinto, professores que me orientam em Portugal, colocaram os laboratórios e toda a infraestrutura do ISEP à minha disposição para o que for necessário.

Como todos falam português, o idioma não é um problema, o principal desafio que encontrei é relacionado ao clima português, que é bem diferente do clima brasileiro e bastante complicado para se adaptar a ele. Como disse Einstein: "Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta a seu tamanho original", logo todo o aprendizado e crescimento pessoal, acadêmico e profissional que tive e terei durante esse intercâmbio, serão levados por toda a vida e me tornaram uma pessoa mais madura e capaz.

Em 2017, outro aluno do IFMG Arcos, Arcos Douglas Melo dos Santos, também realizou intercâmbio nesta instituição Européia. À ocasião, Douglas disse: "Estou buscando conhecimento e fazendo iniciação científica. Importante também destacar o que estou aprendendo de diferentes culturas, já que aqui terei contato com a Comunidade Europeia e pessoas de todo mundo, podendo até desenvolver uma segunda língua".

Estas experiências tem sido compartilhadas com os demais acadêmicos de engenharia, possibilitando, assim, uma formação abrangente e enriquecedora.

marcos-em-portugal.jpg

Ponte Dom Luis I, de Porto, Portugal. Aluno da Engenharia Mecânica – IFMG campus Arcos - Marcos Raphael.