Você está aqui: Página Inicial > Atenção para as orientações para a lista de espera do SISU

Atenção para as orientações para a lista de espera do SISU

publicado: 09/02/2024 15h02, última modificação: 09/02/2024 15h02

Inscrição para Lista de Espera SISU para o Curso de Engenharia Mecânica

Após a divulgação do resultado da chamada regular do SISU, caso o candidato não seja selecionado em 1ª chamada e deseje permanecer na Lista de Espera do SISU deverá, obrigatoriamente, fazer a confirmação na página Portal SISU no período de 30/01 a 07/02/2024.

Caso após da chamada regular,  havendo vagas não preenchidas para o Curso de Engenharia Mecânica do Campus Arcos referente ao Processo Seletivo SISU 2024, serão convocados todos os candidatos que se inscreveram na Lista de Espera disponibilizada para confirmação de interesse para ocupação das vagas, através deste formulário Formulário de inscrição.

Para a confirmação de interesse para a ocupação das vagas será necessário o correto preenchimento do formulário online acima.

A disponibilização da lista de espera no sistema do SISU Gestão será feita a partir de 15/02/2024 e a convocação dos candidatos da lista de espera para a matrícula a partir de 16/02/2024.

Outras informações importantes:

A convocação e a confirmação de interesse para ocupação das vagas não asseguram ao candidato o direito à ocupação da vaga. A manifestação de interesse assegura apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do SISU 2024 para a qual a manifestação foi efetuada, estando sua matrícula condicionada à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Os candidatos convocados que não expressarem a confirmação de interesse para ocupação de vaga serão excluídos automaticamente da lista de espera e perderão o direito à vaga.

A classificação dos candidatos na Lista de Espera será feita por ordem decrescente da nota do candidato obtida no Enem 2023, por modalidade, curso, turno e opção de reserva de vagas.

As vagas serão preenchidas obedecendo sucessivamente, em ordem de classificação decrescente da Lista de Espera, disponibilizada pelo SISU 2024, de acordo com as vagas remanescentes de cada campus, curso e turno para os quais se inscreveram dentro de cada uma das modalidades de reserva de vagas descritas no Termo de Adesão ao SISU 2024 do IFMG.

Após o preenchimento das vagas nas modalidades de reserva (Lei nº 12711/2012), caso existam vagas remanescentes, estas serão preenchidas de acordo com a da Portaria nº2027 de 16 de novembro de 2023, devendo ser destinadas, primeiramente, a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas ou a pessoas com deficiência e, posteriormente, completadas por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

Caso não haja mais estudantes com perfil socioeconômico para ocupar qualquer uma das vagas reservas, as vagas restantes serão disponibilizadas aos estudantes da ampla concorrência.

No caso de notas idênticas, o desempate entre os candidatos será efetuado em observância à seguinte ordem de critérios:

I - nota obtida na redação;

II - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

III - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;

IV - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

V - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Serão divulgados na página dos Campi o cronograma referente às chamadas de candidatos classificados na Lista de Espera do Processo Seletivo SISU 2024, para que estes procedam ao registro acadêmico e a matrícula.

É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância das convocações, dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o SISU 2024, bem como a verificação dos documentos exigidos para a matrícula e os respectivos locais e horários de atendimento na instituição.

Os candidatos da Lista de Espera que forem classificados para efetuarem a matrícula e que não cumprirem o procedimento, perderão automaticamente o direito à vaga.

Esgotada a convocação dos candidatos que confirmaram o interesse para ocupação das vagas, e caso ainda haja vagas do IFMG que foram ofertadas por meio do SISU 2024, será utilizada a lista de candidatos excedentes do Edital do processo seletivo do IFMG de 2024.

Os candidatos que se inscreverem para as vagas destinadas aos negros (de cor preta ou parda) deverão passar por processo de heteroidentificação presencial complementar (entrevista) à autodeclaração entregue pelos candidatos observadas todas as orientações relacionadas ao Processo de Heteroidentificação Racial previstas no Edital IFMG Nº 60/2023.

As orientações quanto ao dia, horário e documentação para a realização do processo de heteroidentificação presencial complementar nos campi do IFMG serão informados pelos campi em suas páginas da internet.

A matrícula dos candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência deverá ser realizada em etapa única (inserção dos documentos que comprovem a relação de pertença étnica e social) no Sistema de matrículas do IFMG.

Os candidatos inscritos nas vagas reservadas para as cotas raciais, quando chamados em Ampla Concorrência não precisarão passar pelo Procedimento Heteroidentificação Racial.