Você está aqui: Página Inicial > IFMG Arcos realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

publicado: 24/08/2022 10h39, última modificação: 24/08/2022 10h39

Começou nesta terça, 24, as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no campus do IFMG Arcos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Confira a programação:

Dia 24/08 - Quarta- feira (Projeto Dialoga Discentes):

Oficina de confecção de recursos de baixa tecnologia - Mediadores Professora Eliza Lippe e Professor Iury Almeida (auditório IFMG)

07h30 às 08h30 (Alunos primeiro ano do Curso Técnico em Mecânica)
08h30 às 09h30 (Alunos segundo do Curso Técnico em Mecânica)
10h30 às 11h30 (Alunos terceiro ano do Curso Técnico em Mecânica)

Dia 24/08- Quarta - feira (Projeto Dialoga Docentes)

15h30 às 17h: Roda de Conversa com Docentes: Sobre BNCC e as práticas inclusivas -  Mediadores: Professora Eliza Lippe e Professor Iury Almeida, Cláudia Rossi e Breno Porfírio (auditório IFMG)

Dia 24/08 - Quarta - Feira (Projeto Dialoga Docentes)

18h (Remoto): Roda de Conversa com Docentes: Condução pedagógica dos professores frente ao processo de ensino/aprendizagem, nos casos de alunos com necessidades específicas. Mediadores: Psicólogos Cristiane Reis e Breno Porfírio e Coordenadora NAE/ NAPNEE Cláudia Rossi (Google Meet)

Dia 25/08 - Quinta-feira (Projeto Dialoga Famílias)

19h: Roda de conversa com as famílias dos discentes e comunidade: sobre o papel da família na prática de construção da inclusão e acessibilidade Mediadores: Cristiane Reis, Professora Eliza Lippe e Professor Iury Almeida, Cláudia Rossi e Breno Porfírio (auditório IFMG).

Saiba mais sobre a data

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas, como as ações de autocuidado. Já as pessoas portadoras de deficiência múltipla, são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física.

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual. Seguindo orientações internacionais, considerou-se “pessoa com deficiência” os indivíduos que responderam ter pelo menos muita dificuldade em uma ou mais questões.

*com informações do Ministério da Saúde