Você está aqui: Página Inicial > Tecnologia desenvolvida pelo IFMG é premiada por revista de grande circulação no setor de construção civil

Premiação InovaInfra 2022 vai ocorrer no dia 19 de abril, em São Paulo. Desde a sua criação, o projeto já gerou spin-off e acaba de ser selecionado em edital de inovação do Sebrae.
publicado: 07/04/2022 13h44, última modificação: 07/04/2022 13h44

Um dispositivo capaz de controlar, em tempo real, o consumo de água, gás e energia: trata-se do resultado do projeto desenvolvido por equipe multidisciplinar dos campi Sabará e Santa Luzia, que acaba de ser premiado pela revista “O Empreiteiro” (OE), uma das publicações de maior circulação na área de construção civil.

O 3º Prêmio de Inovação da Engenharia e Infraestrutura – InovaInfra 2022 tem como objetivo condecorar os profissionais nas atividades de engenharia que desenvolveram soluções inovadoras aplicadas em empreendimentos de infraestrutura. O evento vai ocorrer no dia 19 de abril, das 14h às 16h, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo.

O professor do Campus Santa Luzia e coordenador do projeto, Tiago Simão Ferreira, revela estar honrado por representar o IFMG na premiação que, “por meio da inovação e desenvolvimento, conseguiu colocar uma empresa de médio porte ao lado de empresas consolidadas como Odebrecht, Andrade Gutierrez, MRV, entre outras”, afirma. Outro ponto importante por ele destacado é a representatividade da ação: “estamos sendo premiados na área de Edificações, por um júri independente de entidades civis de alta representatividade na construção civil, o que fortalece ainda mais os cursos de Santa Luzia que se concentram nessa área”, completa.

A revista O Empreiteiro (OE) é uma publicação técnica, segmentada, dirigida a todos os segmentos de infraestrutura, construção e engenharia.

O projeto

Intitulado “PWA Projetos e Consultoria: plataforma para monitoramento de consumo de água, gás e energia”, o projeto viabilizou uma tecnologia voltada para condomínios residenciais, acadêmicos, comerciais e industriais. Por permitir o controle em tempo real, o usuário tem condições de monitorar possíveis vazamentos. Além disso, o sistema é vinculado a um software com inteligência, programado para orientar usuários sobre o consumo, o que permite a redução planejada de eventuais desperdícios. Com isso, o projeto entra na agenda de sustentabilidade proposta pela maioria dos órgãos governamentais.

A ação foi desenvolvida pelos seguintes profissionais: Tiago Simão Ferreira (coordenador do projeto / Santa Luzia), Daniel Neves Rocha, (Sabará), Diego Oliveira Miranda (Sabará), Andrei Roger Oliveira (representante da empresa PWA), Ronaldo Soares (representante da empresa PWA), Thiago Valério Mendes da Cruz (aluno, bolsista ITI-A) e Jean Felliph Dias (aluno, bolsista ITI-A).

Spin-off Neob

Fruto de parceria entre o IFMG e a empresa PWA, o projeto gerou, ainda, a spin-off Neob (https://neob.tech/index), tecnologia baseada em IOT (Internet das Coisas). Por meio dela, medidores instalados nas residências e estabelecimentos conectam-se à nuvem e enviam dados para a plataforma utilizando a Internet.

Cronologia

→ 2018/2019 – Submissão de proposta ao edital do NIT 59/2018 (Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG). O edital teve como objetivo fomentar projetos inovadores em parceria entre o IFMG e instituições por meio de convênios específicos.

→ 2019/2020 – Projeto aprovado no edital, convênio firmado e fundação de apoio selecionada para gestão dos recursos.

Recursos aportados:

Aporte IFMG: R$ 64.775,86
Aporte Financeiro PWA: R$ 31.569,60
Aporte não financeiro PWA: R$ 25.500,00
Total: R$ 121.845,46

→ 2020/2021 – Etapa de execução. A tecnologia se encontra na fase de prova de conceito (escala TRL4, que mede o nível de maturidade da inovação e varia de 1 até 9), sendo necessária a construção de um protótipo em estágio inicial para análise da funcionalidade de todos os componentes envolvidos. Porém, ainda não representa o desempenho do sistema final por estar em ambiente laboratorial.

Próximos passos

O projeto acabou de ser aprovado para continuidade pelo Catalisa/ICT, executado pelo Sebrae e gerenciado pela Fundep/UFMG. Para esse edital foram selecionados 270 projetos dos mais de 1.100 submetidos. Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 37,5 milhões