Você está aqui: Página Inicial > Violência contra a mulher é tema de evento promovido pelo IFMG Arcos

Violência contra a mulher é tema de evento promovido pelo IFMG Arcos

Debate e rodas de conversa foram realizados em alusão ao mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher
publicado: 25/03/2022 19h08, última modificação: 25/03/2022 19h23

Debater a violência contra a mulher, e mais do que isso, o que fazer quando for vítima ou presenciar um caso. Esse foi o tema do evento IFMG Debate, realizado nesta quarta, 23, no campus Arcos. Encontro idealizado pela Direção do Campus e organizado pelo NAPNEE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, contou com a presença do Promotor de Justiça de Arcos Rafael Parisotto, com a Coordenadora do SINDIFES - Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino, Cristina del Papa e com integrantes da Patrulha de prevenção à violência doméstica da Policia Militar, o Sargento Francisco José e a Cabo Ana Castro. Todos os convidados trouxeram importantes contribuições e esclarecimentos sobre como proceder em casos de violência contra as mulheres.

Os convidados lembraram que a violência contra a mulher pode ocorrer das mais variadas formas, como física, sexual, psicológica ou moral, patrimonial e financeira. Podem ocorrer tanto no dia a dia como, inclusive, no ambiente virtual.

Ao final das apresentações os estudantes e servidores puderam fazer perguntas aos convidados sobre o tema.

Para o Diretor do campus professor Charles Diniz o evento atingiu o seu objetivo.

“O debate sobre a violência contra a mulher é necessário e importantíssimo. E o que foi tratado aqui foi muito esclarecedor, os alunos puderam interagir e tirar dúvidas. Na nossa avaliação alcançamos o objetivo. Pretendemos realizar novos encontros com outras temáticas para conscientizar ainda mais nossos alunos, finalizou”.

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

E os números da violência contra as mulheres são mesmos preocupantes. É o que revela a pesquisa “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher — 2021”, realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência

Para 71% das entrevistadas, o Brasil é um país muito machista. 68% das brasileiras conhecem uma ou mais mulheres vítimas de violência doméstica ou família. Para 75% das entrevistadas, o medo leva a mulher a não denunciar o agressor.

Em outro estudo, com dados da Organização Mundial de Saúde, e publicado no periódico científico The Lancet, em fevereiro, 27% das mulheres de 15 a 49 anos, que já tiveram um relacionamento, sofreram violência física ou sexual de um parceiro íntimo durante a vida.

Com informações da Agência Senado.