Desenvolvimento do FIC
O professor responsável pela oferta do curso FIC deve dar ampla divulgação ao curso criado, com o suporte do setor de comunicação do campus. Para isso, deve haver clareza quanto aos pré-requisitos do candidato que concorre à vaga do curso, aos critérios de desempate e aos dias, horários e locais em que o curso será ofertado.
Selecionados os alunos que participarão do processo seletivo, os mesmos deverão entregar os seguintes documentos preenchidos e assinados, para posteriormente serem mantidos na pasta física e digital do curso. São eles (acesso pelo link):
-
Requerimento de matrícula
-
Questionário socioeconômico
-
Termo de compromisso e responsabilidade
-
Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz
O professor deverá manter o controle de frequência dos alunos e das notas obtidas nos instrumentos de avaliação – aprovação acontece para alunos com frequência acima de 75% e nota de 60%.
Ao fim da oferta do curso FIC, o professor deve disponibilizar à coordenação de extensão os documentos físicos e digitais dos alunos, o controle de frequência (de preferência, físico, para reunir evidências de oferta do curso) e as notas dos estudantes nos diferentes instrumentos avaliativos e ao final. Apenas com a finalização do curso será disponibilizado o certificado ao professor ofertante e aos alunos aprovados na disciplina.
Depois de oficializada a criação do FIC, o(a) docente deverá:
1. Fazer ampla divulgação, com o apoio do setor de Comunicação, das inscrições de interessados via formulário (exemplo de formulário) e de como será o funcionamento do curso (se a oferta será online ou presencial, período de realização do curso (dias e horários), quantidade de vagas disponíveis e pré-requisitos para o preenchimento da vaga). Solicite suporte da Coordenação de Extensão para a elaboração do Formulário de Inscrição.
2. Fazer ampla divulgação, com o apoio do setor de Comunicação, do resultado final das inscrições (nas redes sociais e no site oficial).
3. Solicitar a matrícula dos candidatos inscritos (exemplo de matrícula). Solicite suporte da Coordenação de Extensão para a elaboração do Formulário de Matrícula.
4. Ao iniciar a oferta das aulas, o(a) docente deverá manter o registro de frequência e de notas obtidas pelos alunos.
5. Ao fim da oferta do curso, o(a) docente deverá encaminhar à Coordenação de Extensão a relação dos alunos, com o registro de notas, frequência e dados da matrícula dos alunos para a emissão de certificados.
Fique por dentro dos FICs já ofertados pelo campus!
Acesse também: