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Informações Gerais - Ciências da Computação

por David Lopes publicado 16/10/2020 10h16, última modificação 22/05/2025 08h19

Bacharelado em Ciências da Computação

Denominação do Curso: Ciência da Computação 

Título Acadêmico conferido: Bacharel em Ciência da Computação

Modalidade do curso: Bacharelado

Modalidade de Ensino: Presencial

Regime de Matrícula: Semestral

Tempo de Integralização Mínimo: 8 semestres Máximo: 14 semestres

Carga Horária Total do curso: 3.205 horas

Vagas Ofertadas Anualmente: 40 vagas

Turno de Funcionamento: Noite

Formas de Ingresso: Processo Seletivo, transferências e obtenção de novo título

Ato autorizativo de criação: Resolução CONSUP/IFMG nº 27, de 24 de junho de 2024

Endereço de funcionamento do Curso: Rua Mato Grosso, nº 02, Bairro Vista Alegre, Ibirité-MG. CEP: 32.407-190

Objetivos do Curso:

Objetivo geral

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas principais áreas da Computação; qualificando-os para especificar, projetar, implementar e avaliar sistemas computacionais voltados para a solução de problemas de natureza diversificada que exijam o uso de recursos e tecnologias
computacionais.

 Objetivos específicos

  • Dar ao aluno uma formação crítica e ética em Ciências, a fim de que este possa ser capaz de compreender os fundamentos do conhecimento científico e contribuir construtivamente para a pesquisa e desenvolvimento na área de Computação.
  • Permitir ao aluno compreender a inserção e disseminação da Computação e seus subprodutos na sociedade atual, agindo eticamente e de maneira socialmente responsável na aplicação de conhecimentos e tecnologias.
  • Propiciar ao corpo discente o domínio do conhecimento e das ferramentas adequadas para o exercício profissional, seja no setor industrial, governamental, de comércio, serviços ou educacional.
  • Permitir que o egresso encare com naturalidade o surgimento de novas tecnologias e métodos, sendo capaz de compreendê-los e utilizá-los em seu exercício profissional.
  • Atender à demanda de profissionais habilitados para novos postos de trabalho no setor de tecnologia. 
  • Promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos e teóricos com indústrias, escolas, instituições e associações, pela participação em palestras, conferências, debates e visitas técnicas.
  • Incentivar e promover as atividades de pesquisa e extensão.

  

Perfil Profissional do Egresso:

O Bacharel em Ciência da Computação possui sólida formação em Ciência da Computação e Matemática, que o capacita a construir soluções computacionais, gerar inovação e conhecimentos científico e tecnológico, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e estender suas competências, à medida que a área se desenvolve. Domina e aplica os fundamentos teóricos da área de Computação e tem consciência de como influenciam a prática profissional, da necessidade de contínua atualização e do aprimoramento de competências e habilidades. Possui visão global, crítica, criativa e interdisciplinar, a qual transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação na identificação e resolução de problemas.

Em sua atuação, identifica e considera as questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas, de segurança e os impactos socioambientais. Compreende a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na análise e no desenvolvimento, sendo responsável pela inovação da utilização, suporte e infraestrutura dos sistemas computacionais.

Age de forma reflexiva no desenvolvimento de sistemas e uso de tecnologias de computação, prevendo estrategicamente as necessidades e o impacto direto ou indireto nas pessoas e na sociedade. Dissemina a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios. Cria soluções computacionais e novas aplicações para o uso de computadores, individualmente ou em equipe, para problemas complexos em diversas áreas, caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação, utilizando racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar, também coordenando e supervisionando equipes de trabalho.

Em relação à tendência tecnológicas atuais, o perfil profissional do egresso em ciência da computação do campus Ibirité estará focado nas seguintes tecnologias:

  • Inteligência Artificial e Machine Learning: Essas áreas estão em rápida expansão. Profissionais capazes de desenvolver algoritmos e sistemas inteligentes são altamente requisitados, especialmente em setores como saúde, finanças, automação e entretenimento.
  • Redes de Computadores e Segurança da Informação: Engloba o projeto, implementação e gerenciamento de redes, bem como estratégias para proteger sistemas, dados e comunicações contra ameaças cibernéticas
  • Ciência de Dados e Big Data: Campo multidisciplinar que utiliza métodos, algoritmos e sistemas para extrair conhecimento e insights de conjuntos complexos de dados. Envolve a análise, interpretação e utilização estratégica de informações para tomada de decisões embasadas, combinando habilidades de programação, estatística e conhecimento do domínio para resolver problemas e prever tendências.
  • Cibersegurança: Com o aumento constante de ameaças cibernéticas, a demanda por especialistas em segurança da informação e proteção de dados é cada vez mais crucial para empresas e organizações.
  • Desenvolvimento de Software e Aplicações: A constante evolução de tecnologias e a necessidade de soluções digitais inovadoras impulsionam a busca por desenvolvedores qualificados.
  • Computação em Nuvem: Empresas estão migrando seus sistemas para a nuvem, criando uma necessidade crescente por profissionais capazes de lidar com arquitetura, segurança e gerenciamento de infraestrutura em nuvem.
  • Realidade Virtual e Aumentada: Explora o desenvolvimento de ambientes digitais interativos e imersivos, bem como a sobreposição de informações digitais ao ambiente físico.
  • Computação Gráfica: Concentra-se na criação de imagens e animações digitais, incluindo técnicas para modelagem 3D, renderização e visualização.
  • Algoritmos e Estruturas de Dados: Estudo e design de algoritmos eficientes para resolver problemas computacionais, juntamente com a escolha e implementação de estruturas de dados apropriadas.
  • Internet das Coisas (Internet of Things - IoT): Explora a interconexão de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros objetos por meio da internet, permitindo a coleta e troca de dados.

 

O profissional deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania. O IFMG, em seus cursos, ainda prioriza a formação de profissionais que:

  • Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação.
  • Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável.
  • Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica.
  • Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável.
  • Saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes. f)Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos. 

 

 

  

Classificação Internacional Normalizada da Educação – CINE BRASIL 2018:

Área Geral: 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação

Área específica: 061 - Tecnologias da Informação e Comunicação