Com 682 vagas abertas via Sisu 2026, IFMG oferece ampla gama de cursos em 17 campi
As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente pela internet, com uso das notas do Enem 2023, 2024 ou 2025. O resultado da chamada regular sai em 29 de janeiro.
As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente pela internet, com uso das notas do Enem 2023, 2024 ou 2025. O resultado da chamada regular sai em 29 de janeiro.
Notas do exame podem ser usadas para ingresso em cursos de graduação do IFMG por meio do Sisu.
Nova política orienta ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão em alinhamento ao PDI e à Agenda 2030.
Os quatro cursos ofertados pelo Instituto foram avaliados com a nota 4, em um total de 5 pontos possíveis.
Chamadas contemplam estudantes e servidores com oportunidades de pesquisa aplicada, inovação tecnológica e participação em eventos acadêmicos no Brasil e no exterior.
Programa gratuito em rede nacional oferece 769 vagas. No IFMG são 16 vagas disponíveis e aulas ministradas presencialmente no Campus Ouro Branco aos finais de semana. Inscrições abertas até 15 de janeiro.
Programa atendeu mais de 800 alunos de escolas públicas e se consolidou como importante política de incentivo e apoio ao acesso dos jovens no ensino federal técnico integrado.
Ação contou com a participação de diretores e representantes de todos os campi.
Estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2026, as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, o ProfEPT irá ofertar mais de 750 vagas em 40 instituições associadas de todo o Brasil. No Campus Ouro Branco são ofertadas 16 vagas.
Aprovados vão atuar como coordenador geral e coordenador adjunto. Remuneração para ambas as funções é de R$ 2.100,00.
Publicação traz 23 projetos de ensino produzidos no Instituto no ano de 2024. O Anuário de Projetos de Ensino é resultado de parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Comunicação.
Especialização gratuita é ofertada na modalidade EaD e voltada a estudantes e profissionais graduados em Letras. Inscrições podem ser realizadas até 11 de janeiro de 2026.
Evento reuniu, nos dias 3 e 4 de dezembro, servidores do IFMG que atuam nos campi com demandas relacionadas ao acolhimento e tratamento de denúncias de racismo.
Com carga horária de 20h, a formação aborda os princípios da liderança no setor público, promovendo o alinhamento entre as competências individuais e os objetivos institucionais.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma automatiza etapas do atendimento, estabelece métricas para agilizar processos, identifica gargalos, avalia o desempenho da equipe e gera relatórios detalhados.
Ação estabelece parceria acadêmica entre os cursos de mestrado em Engenharia Civil e do Ambiente (Portugal) e o bacharelado em Engenharia Civil (IFMG), do Campus Santa Luzia.
Projeto: Em busca do livre-arbítrio: desenvolvimento de um guia didático para o ensino de filosofia na EPTT
Capacitação, direcionada a servidores da Rede Federal em cargos de direção (CD), é gratuita e tem carga horária de 24h.
Material reúne conceitos, fluxos de atendimento e orientações práticas sobre violência de gênero e assédio moral e sexual.
Prazos terminam em novembro e dezembro.
A avaliação será presencial e no campus para o qual o candidato se inscreveu. A convocação será enviada para o e-mail informado pelo candidato no momento da inscrição
Evento reunirá 600 estudantes de 17 campi entre 1º e 5 de dezembro, em Bom Despacho, com retorno de modalidades.
Episódio apresenta ações educativas e diretrizes de acolhimento para promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso no instituto. Documento recebeu aprovação unânime do Consup.