Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança edital para selecionar ações de combate à Covid-19

IFMG lança edital para selecionar ações de combate à Covid-19

publicado: 20/04/2020 17h59, última modificação: 20/04/2020 18h00

O IFMG torna pública a seleção de projetos com vistas à obtenção de recursos para ações emergenciais de combate à Covid-19. Os projetos selecionados vão compor uma proposta a ser submetida em edital de âmbito nacional, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), com o objetivo de apoiar financeiramente a execução de atividades de pesquisa e/ou extensão tecnológica.

ATENÇÃO PARA MUDANÇAS NESTE EDITAL:

De acordo com o edital do IFMG, as propostas referentes à pandemia devem envolver soluções inovadoras para a produção de: equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico; tecnologias para a melhoria dos serviços do SUS; e tecnologias inovadoras para solucionar uma série de dificuldades, como o acesso ao alimento, o isolamento social, os problemas emocionais e a educação online. Vale destacar que a seleção não tem por objetivo a disponibilização de recursos para a produção de álcool, máscaras, protetores faciais e sabão.

Submissão das propostas e bolsas

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa e ou de extensão, desenvolvimento e inovação e encaminhadas, pelo coordenador do projeto, à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, pelo e-mail prppg@ifmg.edu.br com o título “PROPOSTA CHAMADA INTERNA IFMG CONTRA O COVID-19” até às 23:59 do dia 22 de abril. (Data alterada para 26 de abril, conforme retificação n° 1)

Para a submissão, é necessário enviar projeto identificado, currículo Lattes atualizado do coordenador e formulário de pontuação de títulos (Anexo II do edital). Os interessados deverão formar uma equipe de trabalho e definir qual será a estrutura do projeto, considerando a função e responsabilidade dos membros: coordenador do projeto, colaborador e estudante.

Cada servidor do IFMG pode submeter quantas propostas desejar, sendo que o documento deverá conter identificação, resumo, objetivos e metas, justificativa, produto a ser entregue, coordenador e equipe, memorial acadêmico, orçamento detalhado, cronograma de execução, e resultados e impactos esperados. Os projetos devem prever a entrega de produtos, serviços ou processos inovadores com prazos rápidos, conforme cronograma do edital.

Serão disponibilizadas bolsas, as quais serão pagas pelo período máximo de quatro meses a contar da data de liberação do recurso. Cada projeto poderá vincular o pagamento de bolsas para até dois estudantes (ver edital e retificação).

Avaliação e financiamento

As submissões ao edital serão avaliadas e classificadas, quanto ao mérito técnico-científico, viabilidade econômica e sua adequação orçamentária, por Comissão Avaliadora designada em portaria do reitor. A relação dos aprovados será divulgada no portal do IFMG.

Os projetos aprovados serão financiados com recursos no montante global de até um milhão de reais (valor alterado para R$500 mil, conforme retificação), financiados com recursos via TED disponibilizado pelo Conif/Setec. O edital em questão tem como objetivo selecionar quatro projetos para concorrer como proposta do IFMG a edital nacional. A contratação dependerá da aprovação da proposta do Instituto.

Cronograma do edital - conforme retificação publicada em 20/4/20:

Submissão de projetos

16/04/2020 a 26/04/2020

27/04/2020 a 28/04/2020

Resultado final

28/04/2020

Desenvolvimento do projeto

Quatro meses após a descentralização de recursos pela Setec

Entrega do Relatório Final

30/12/2020 (data limite)

Prestação de Contas

30/12/2020 (data limite)