Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arinter abre seleção para intercâmbio de estudantes de graduação do IFMG em Portugal

publicado: 17/05/2022 15h25, última modificação: 17/05/2022 15h25

Ação é parte do Programa Internacionaliza de mobilidade acadêmica internacional para 2023. Inscrições podem ser feitas entre 23 de maio e 4 de julho.

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) divulga chamada para seleção de alunos dos cursos de graduação do IFMG para o Programa Internacionaliza de mobilidade acadêmica internacional para o ano de 2023.

edital nº 39 tem como objetivo oferecer auxílio para custear parcialmente as despesas dos estudantes com alojamento, alimentação, seguro de viagem internacional e passagens aéreas para o intercâmbio acadêmico de 20 semanas (um semestre letivo) no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. A permanência no exterior será entre os meses de fevereiro e julho de 2023.

O intercâmbio vai contribuir para o desenvolvimento do capital intelectual e cultural dos alunos, além de promover a complementação da formação acadêmica. A ação favorece, ainda, o estreitamento do canal de contato entre professores das duas instituições, com foco no desenvolvimento de pesquisa, inovação, troca de saberes e experiências.

O programa é regido pelos convênios firmados entre o IFMG e o IPB (renovados em fevereiro de 2022), de acordo com as normas e instruções estabelecidas. Para a execução do projeto contemplado no edital foram destinados mais de R$ 113 mil, provenientes da matriz orçamentária institucional, por meio da Arinter.

Requisitos básicos

Podem participar discentes de todos os campi do IFMG devidamente matriculados nos cursos superiores – bacharelado, licenciatura e tecnológicos – que atendam aos seguintes requisitos:

- ter concluído no mínimo 20% e no máximo 80% da matriz curricular;

- ter um coeficiente de rendimento acadêmico global de, no mínimo, 70;

- não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada pela Capes, CNPq ou qualquer outro órgão de fomento; ou ter sido selecionado para atividade anterior de intercâmbio ou estágio exterior com recurso do IFMG.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente on-line, no período de 23 de maio a 4 de julho de 2022. Os interessados devem encaminhar os documentos relacionados no item 6.3 do edital para o e-mail internacionaliza@ifmg.edu.br. São disponibilizadas cinco vagas, sendo, no máximo, uma por campus.

Seleção

O processo seletivo é organizado em duas etapas: conferência e homologação da inscrição (eliminatória); e avaliação da pontuação da documentação (classificatória). Serão contemplados os cinco estudantes com as maiores notas, de campi diferentes.

Resultado e passaporte

O resultado vai ser divulgado no portal do IFMG www.ifmg.edu.br/internacionaliza – a partir do dia 28 de julho. É importante que os selecionados providenciem, o mais rapidamente possível (entre agosto e outubro de 2022), a emissão do passaporte para a viagem.

Bragança e o Instituto Politécnico

A cidade de Bragança está localizada ao norte de Portugal, a cerca de 500 quilômetros da capital Lisboa e próxima à Espanha. É uma região montanhosa, com vilas históricas e uma gastronomia variada.

O Instituto Politécnico de Bragança oferece mais de cem cursos e ciclos de estudos, incluindo especialização tecnológica, licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado.

Qualidade e baixo custo de vida – Em estudo europeu realizado recentemente, Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida, obtendo as pontuações mais elevadas nos campos de habitação, segurança e qualidade do meio ambiente.

Dúvidas e informações adicionais: internacionaliza@ifmg.edu.br.

Acesse o EDITAL nº 39 - Internacionaliza IFMG Graduação.

registrado em: