Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações do Programa de Assistência Estudantil para enfrentamento dos impactos da COVID-19.

publicado: 07/10/2020 20h22, última modificação: 07/10/2020 20h24

Neste cenário de pandemia do Coronavírus, o IFMG tem realizado diversas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, tanto para combate quanto para mitigar os impactos do vírus da Covid-19.

-Bolsa Permanência

Uma das ações adotadas no início da pandemia foi a decisão de manter o pagamento da bolsa permanência para todos os estudantes que tiveram o perfil deferido nos editais. A bolsa permanência é um auxílio financeiro que tem por objetivo contribuir para a permanência e êxito do estudante. No Campus Ipatinga, 44 estudantes foram beneficiados.

“Fui bolsista do Programa de Assistência Estudantil durante todo o período de realização do curso de graduação, por isso sei da importância e do impacto deste auxílio na vida do estudante. Este programa tem sido, ao longo dos anos, um elemento central para a democratização do acesso a educação e garantia dos direitos fundamentais”, afirma Cátia, assistente social do Campus Ipatinga.

-Auxílio Inclusão Digital

Outra ação realizada para suavizar os impactos da adesão ao Ensino Remoto Emergencial pelos Campi do IFMG foi a construção e publicação do edital de Inclusão Digital Emergencial. Esta ação tem o objetivo ofertar auxílio(s) para a contratação de serviço de internet e/ou aquisição de computador por estudantes que apresentaram dificuldades relacionadas ao acesso e desenvolvimento das atividades remotas, conforme os critérios do edital. No Campus Ipatinga, 31 estudantes foram contemplados.

De acordo com o Diretor Geral do Campus Ipatinga, Alex “A ação foi fundamental para que a instituição realizasse a adesão ao ensino remoto emergencial, uma vez que possibilitou a aquisição de equipamento aos alunos com baixa condição financeira. Além disso, reforçou também a importância do Programa de Assistência Estudantil no apoio aos alunos que necessitam de um suporte financeiro e demonstra o poder transformador que possui na vida destes estudantes, uma vez que possibilitou o acesso à internet e/ou computador em suas residências e inseriu estes alunos nesta sociedade e contexto vinculados à informática e ao mundo virtual.”

O estudante do curso técnico integrado em automação industrial, Thiago, afirma “foi de grande importância para eu poder estudar no ensino remoto, já que eu não tinha condições de adquirir um computador. O IFMG teve uma colocação muito íntegra e exemplar em saber que seus estudantes não possuíam condições de ter aparelhos tecnológicos e que ajudaria a fazer com que todos pudessem ter condições de estudar.”

A aluna Paulla, do curso de graduação em engenharia elétrica, relata que “No início das atividades da modalidade ERE, acessava a plataforma do moodle via smartphone. Infelizmente, o smartphone, principalmente pra mim que uso óculos de grau para o astigmatismo, foi bem exaustivo devido a tela pequena. Depois de receber o auxílio e adquirir meu notebook, ficou muito mais fácil assistir as aulas, fazer login na plataforma, me comunicar com os professores, enfim, fiquei extremamente feliz. Agradeço a equipe do IFMG pela conquista do auxílio para o nosso campus e por sempre proporcionar um ensino melhor e com qualidade”

O Programa de Assistência Estudantil foi implementado pelo Decreto 7.234 de 19 de Julho de 2010 e, no IFMG, está regulamentado pela Resolução nº 9 de 03 de julho de 2020. O Programa tem o objetivo de contribuir para a permanência e inclusão social dos estudantes.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa de Assistência estudantil no IFMG.

registrado em: