Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com presença do ministro Alexandre Silveira, IFMG anuncia expansão do Campus Ipatinga
conteúdo

Notícias

Com presença do ministro Alexandre Silveira, IFMG anuncia expansão do Campus Ipatinga

publicado: 10/02/2026 08h29, última modificação: 10/02/2026 08h35

 

Unidade vai dobrar o número de vagas, com abertura de dois cursos, e receberá investimento de R$ 1,4 milhão do Governo Federal para construir um novo restaurante estudantil.

 

 

O IFMG avança na expansão de sua unidade em Ipatinga. Na última quinta-feira, 5 de fevereiro, durante visita do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, duas boas notícias para a região do Vale do Aço foram anunciadas. Em 2026, o campus vai ampliar a oferta de vagas, com a abertura de novos cursos, e realizar a construção de seu restaurante estudantil. “A previsão é que a obra seja iniciada ainda em fevereiro”, afirma o diretor-geral, Rafael Ribeiro.

O professor foi o anfitrião da cerimônia que marcou o anúncio de investimentos do Governo Federal na unidade. Para a execução da obra, o IFMG receberá R$ 1,4 milhão em recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A estrutura será instalada em uma área aos fundos do prédio principal e terá capacidade de atender 180 pessoas por ciclo, podendo chegar a 540 estudantes a cada hora. A empresa responsável trabalha na finalização do projeto e tem prazo até dezembro para concluir as obras.

Durante a solenidade, foram anunciadas também as novas oportunidades de formação profissional. Em breve, dois cursos serão abertos: o Técnico Subsequente em Eletrotécnica e a graduação em Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Com essa expansão, o Campus Ipatinga vai praticamente dobrar sua capacidade de atendimento, saindo das atuais 440 vagas para mais de 800, ao final do ciclo de formação, quando os novos cursos estiverem integralizados.

Conforme Rafael Ribeiro, o planejamento é realizar ainda neste semestre o processo seletivo para o curso técnico subsequente, ofertando 40 vagas para a primeira turma. Já para o curso de Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, a previsão é que o vestibular ocorra no segundo semestre, ainda sem data definida. As duas formações profissionalizantes serão oferecidas gratuitamente no período noturno.

55081607074_1315a21f98_b.jpgRealizada durante a tarde, a cerimônia reuniu estudantes, servidores, autoridades e comunidade local. Além do ministro e do diretor-geral do campus, participaram o pró-reitor de Extensão, José Roberto de Paula, que representou o reitor Rafael Bastos; o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Luciano Campos; o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Richard Murad; o deputado federal Leonardo Monteiro; o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes; o deputado estadual Celinho do Sinttrocel; e o assessor especial da Secretaria de Assuntos Federativos, Leonardo Patrick, responsável pelas articulações do Novo PAC no Vale do Aço.

“Quero deixar essa mensagem para os alunos do Instituto Federal: vamos trabalhar e vamos ser, como diz Ariano Suassuna, um realista esperançoso”, declarou Alexandre Silveira, durante a visita.

Veja a galeria de fotos da cerimônia

Leia mais:

Evento anuncia expansão do Campus Ipatinga com obra e novos cursos

Obras do restaurante estudantil do Campus Piumhi são iniciadas

 

registrado em: