Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital 76/2024: Processo Seletivo de Alunos Regulares do Mestrado

Edital 76/2024: Processo Seletivo de Alunos Regulares do Mestrado

publicado: 29/05/2024 11h00, última modificação: 29/05/2024 11h01

Inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho. O curso é gratuito e as aulas são realizadas presencialmente, no Campus Bambuí, às sextas-feiras, sábados e domingos.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA), comunica a abertura do Edital 76/2024, processo seletivo de alunos regulares - turma 2024/2. O curso, que tem como objetivo a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais do nosso tempo, oferece três linhas de pesquisa: a) Planejamento e Gestão Ambiental; b) Ecologia Aplicada e c) Tecnologias Ambientais.

O curso é gratuito e as aulas são realizadas presencialmente, no Campus Bambuí, às sextas-feiras, sábados e domingos, podendo ser ofertadas disciplinas de forma condensada ou híbrida no campus sede do programa e em outros campi de instituições de ensino e pesquisa parceiras, com comunicação prévia, e de acordo com plano de ensino da disciplina.

Serão oferecidas 14 (quatorze) vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2024/2. Das 14 vagas, serão reservadas 5 vagas para candidato(a)s inscritos na modalidade de ações afirmativas, cujos critérios de inscrição estão descritos no edital. A seleção é realizada em três etapas: Avaliação do Pré-projeto, Apresentação do Pré-projeto e arguição e análise curricular. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho e a Taxa de Apoio tem o valor de R$ 198,00 (cento e noventa e oito reais).

Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão enviar todos os documentos exigidos no edital, de forma digitalizada, contínua e sequenciada, para o e-mail: mestrado.sustentabilidade@ifmg.edu.br

No dia 07/06/2024 (6ª-feira), das 18 às 19h, acontecerá uma transmissão on-line (Live Streaming), para os candidatos conhecerem melhor o programa de pós-graduação (Mestrado), com algumas orientações para auxiliar os candidatos na elaboração dos pré-projetos, apresentação destes à banca examinadora e também instruções na organização da 3ª etapa (análise curricular).

Clique Aqui | Edital 76/2024 - Seleção de estudantes para o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental

Clique Aqui | Link de acesso para a live

Sobre o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)

Com início em 2015, o mestrado já realizou 125 defesas. Alguns projetos resultaram na geração de patente pelo INPI, como é o caso do trabalho do egresso Tiago Lucas Ferreira, intitulado “Estudo de caso: automação da análise do tratamento de efluente da oficina de locomotiva da VLI com uso de Arduino”, em que é abordado o planejamento e a gestão de resíduos hídricos.

Clique Aqui | Confira o Repositório de Defesas do MPSTA

Clique Aqui | Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)

Fonte: Coordenação do MPSTA

registrado em: