Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG campus Ipatinga comemoram #emcasa o Dia Nacional da Matemática

publicado: 28/05/2020 15h54, última modificação: 28/05/2020 15h57

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática (6 de Maio), alunos e alunas do 1º ano do curso técnico em Automação Industrial, do 1º ano do curso técnico em Eletrotécnica, e dos 1º, 3º e 5º períodos do curso superior em Engenharia Elétrica, do IFMG – campus Ipatinga, foram convidados para realizarem #emcasa, individualmente ou em dupla à distância, atividades com escopo recreativo e investigativo sobre cálculos matemáticos, sobre a utilização da Matemática no cotidiano e a sua importância no desenvolvimento da sociedade.

Depois de corrigir as atividades dos alunos e alunas participantes, a professora Verônica Lopes selecionou os trabalhos com as melhores resoluções. Abaixo segue um recorte desses trabalhos, os quais foram realizados com muita dedicação pelas alunas Priscilla Tuda, Rafaela Madeira, Maria Eduarda de Souza e pelo aluno Murilo de Oliveira, todos matriculados no 1º Ano do curso técnico em Automação Industrial.

"Por meio do desenho eu tentei mostrar que o universo é cheio de matemática. Que sem ela as pirâmides não seriam construídas, as tecnologias não existiriam e as músicas não seriam ouvidas. Ou seja, a sociedade não evoluiria, ou até mesmo nem seria possível existir, já que a matemática está por toda parte (desde coisas do cotidiano até viagens pro espaço)."

Priscilla Tuda – 1º Ano Curso Técnico em Automação Industrial

“(...) Estão divididas duas realidades diferentes, uma do início da matemática, onde pastores usavam pedras ou gravetos para controlarem a quantidade de ovelhas que possuíam. Na outra parte da imagem, é um adolescente atual, mesmo novo já tendo acesso a uma infinidade de números. A ampulheta no centro da imagem cheia de números simboliza o passar dos dias, meses e anos, a sua estrutura também muda de uma linha temporal para a outra, representando a passagem do tempo. O desenho como um todo representa não só a evolução matemática, mas também como somos dependentes dela em todos os tempos.”

Maria Eduarda Souza, Murilo de Oliveira – 1º Ano Curso Técnico em Automação Industrial

“Os desenhos foram dispostos em ordem histórica (...). O primeiro desenho é de um homem do período Neolítico, que está contando seus animais riscando um osso. O segundo é uma pirâmide egípcia, com sua base e altura em destaque para mostrar que os egípcios sabiam calcular a sua área. O terceiro desenho representa o sistema de base sessenta. Como foi inventado na Babilônia, ele é a roda do carro de guerra dos babilônicos. O quarto desenho é Pitágoras e o seu famoso teorema. O quinto desenho é Filippo Brunelleschi fazendo seu experimento da técnica da perspectiva. O sexto é Kepler (matemático e astrônomo) que, por meio de suas experiências com formas e números, descobriu órbitas elípticas. O sétimo é Newton que, desenvolvendo a integral, possibilitou o cálculo do volume da área de sólidos curvos e da aceleração. O último desenho representa a aplicação da optimização (tipo de matemática), que deu origem a uma ferramenta para fazer pesquisa. Essa ferramenta evoluiu e tornou-se base do motor de busca na internet conhecido como Google.”

Rafaela Madeira – 1º Ano Curso Técnico em Automação Industrial

A professora Verônica comenta que, mesmo em tempos de pandemia e isolamento social, não podia deixar passar em branco essa data, e destaca a importância de se comemorar esse dia por meio do envolvimento dos alunos em atividades investigativas que incentivam o aprendizado, com o objetivo principal de promover uma visão da Matemática como área do conhecimento fundamental na evolução da sociedade. E, para concluir as comemorações, estes estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados receberam em casa uma homenagem pelo bom desempenho na atividade proposta.

registrado em: