Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do 1º ano concluem Projeto de Ensino “Transformações geométricas nos gráficos de funções”
conteúdo

Notícias

Estudantes do 1º ano concluem Projeto de Ensino “Transformações geométricas nos gráficos de funções”

publicado: 27/11/2025 11h09, última modificação: 27/11/2025 11h10

 

 

 

 

 

Os estudantes do 1º ano concluíram o Projeto de Ensino “Transformações geométricas nos gráficos de funções”, iniciativa que teve como objetivo aprofundar o estudo das famílias de funções a partir de operações algébricas e das correspondentes transformações nos seus gráficos.

Na primeira fase, as turmas trabalharam em grupos, no período extraturno, desenvolvendo gráficos de funções do 1º grau e analisando suas transformações por meio da ferramenta Multiplano. O recurso permitiu que os alunos vivenciassem cenários de investigação, manipulando concretamente os pontos das funções. A partir do levantamento de conjecturas e da verificação de hipóteses, eles puderam relacionar as transformações geométricas observadas no Multiplano com suas implicações na lei de formação algébrica.

Para consolidar os conhecimentos construídos, os estudantes participaram da segunda fase do projeto, também realizada no contraturno. Nessa etapa, os grupos foram desafiados a construir a lei de formação e o gráfico de uma função mestre — quadrática ou exponencial — conforme as características indicadas pela professora. Em seguida, os grupos deveriam aplicar a transformação solicitada na função original, obtendo as representações algébrica e gráfica da função resultante. Todas as produções foram desenvolvidas no Multiplano, possibilitando a comparação direta entre os gráficos. Além disso, os estudantes elaboraram um problema aplicado que relacionasse os conceitos estudados às funções analisadas, fortalecendo a capacidade de utilizar o conteúdo em situações reais ou contextualizadas. Para concluir, cada grupo apresentou seu trabalho em um Seminário de Matemática, compartilhando as descobertas e conclusões.

De acordo com a professora de Matemática Verônica Lopes, orientadora do projeto, a proposta permitiu criar um ambiente de aprendizagem mais investigativo, criativo e atrativo, favorecendo o estudo e a aplicação dos conceitos de função em diferentes áreas da ciência. “Ao abordar o tema de forma exploratória, buscamos facilitar a compreensão e fortalecer a relação entre a visualização gráfica e a expressão algébrica”, destaca.

A docente ressalta ainda que os estudantes encerram o projeto com uma sólida bagagem de conhecimentos sobre funções, que será essencial tanto para o aprofundamento da disciplina de Matemática nos anos seguintes quanto para o desenvolvimento das competências exigidas nas disciplinas técnicas do curso.

capa notícia.png

registrado em: