Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG investe no Programa Institucional de Astronomia

IFMG investe no Programa Institucional de Astronomia

publicado: 19/05/2022 11h04, última modificação: 19/05/2022 11h05

Projeto intercampi recebeu incentivo da Pró-reitoria de Extensão, com a compra de 14 telescópios. Estudantes, servidores e comunidade poderão participar das ações do programa.

Estar mais próximo dos planetas e galáxias para aprofundar os conhecimentos sobre o universo. Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão ao Programa Institucional de Astronomia do IFMG, estudantes, professores, pesquisadores e comunidade externa poderão ter a oportunidade de enxergar mais de perto as estrelas. O projeto acaba de receber um reforço poderoso através da aquisição de 14 telescópios que serão utilizados nos campi. Os equipamentos foram entregues aos professores integrantes do programa, no último dia 7 de maio, durante encontro no Campus Betim.

Para a compra dos telescópios, foram investidos R$ 58 mil, viabilizados via edital de fluxo contínuo da Proex para proposição voluntária e registro de ações de extensão. A proposta foi submetida em junho de 2021. Os telescópios, que são da marca Celestron, modelo Powerseeker 127EQ, têm abertura de 127 milímetros e estão acompanhados de tripé em alumínio, duas lentes oculares, uma luneta localizadora e uma lente Barlow 3x. O equipamento permite, dependendo da noite e do local de observação, a visualização de planetas como Vênus, Marte, Júpiter (com quatro de suas luas) e Saturno (com seus anéis), além de estrelas, aglomerados e nebulosas.

O Programa Institucional de Astronomia foi criado a partir de uma mobilização que contou com a participação de docentes de todos os campi. O professor da área de Física do Campus Itabirito, Bruno Gonçalves, é o responsável pela coordenação das ações intercampi. A escolha da proposta para ser contemplada no edital levou em conta o relevante potencial científico, formativo e de divulgação científica demonstrado pelo programa. Os novos telescópios foram distribuídos a todas as unidades do IFMG que ainda não dispunham de um equipamento como esse.

“O principal objetivo da utilização dos telescópios nos campi são os projetos de extensão: que vão envolver a comunidade e os nossos estudantes, que vão preparar e formar os futuros professores de física”, comenta Bruno.

Uma amostra disso é o que ocorreu no Campus Ouro Branco, na última terça-feira, 17 de maio. Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Livremente estiveram no IFMG para observar a lua. Na ocasião, os estudantes estrearam um dos novos telescópios e tiveram a oportunidade de ver com detalhes as crateras, os “mares” (planícies) e os contornos do satélite natural da Terra. Além da observação, os alunos participaram da palestra “Nós e o universo”, que abordou uma discussão sobre as dimensões do universo e do planeta Terra.

Para o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, esse tipo de ação é importante para fortalecer o trabalho da Extensão. “A pró-reitoria tem trabalhado muito para elevar a Extensão no IFMG a um patamar de reconhecimento e importância único na história da instituição. E a prova de que conseguimos despertar a paixão dos nossos servidores e estudantes por esta área se reflete no recebimento voluntário de propostas tão importantes como esta, que partiu de uma iniciativa de docentes de todos os campi”, declarou, durante o ato de entrega dos telescópios.

Assista ao vídeo sobre a iniciativa:

registrado em: