Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O IFMG Campus Avançado Ipatinga torna público a chamada dos alunos e alunas matriculados(as) no curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

publicado: 18/02/2022 13h54, última modificação: 26/03/2022 09h49

O IFMG - Campus Avançado Ipatinga torna público a chamada dos alunos e alunas matriculados(as) no curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos para o início do curso que ocorrerá na segunda-feira, dia 28/03/2022 às 19h, no auditório do campus Ipatinga.

Resultado da inscrição no Edital 04/2022 para o Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

O IFMG campus Avançado Ipatinga torna público o resultado das inscrições para o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos do IFMG Campus Avançado Ipatinga.

O sorteio das vagas remanescentes será realizado no dia 17/03, quinta-feira, às 14h no auditório do IFMG Campus Avançado Ipatinga. Além disso, o sorteio irá balizar a ordem da lista de excedentes que poderão ser selecionados para o curso caso ocorra desistência.

Aos selecionados vale atenção quanto ao prazo de matrícula.

clique no link : Resultado das inscrições

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG - Campus Avançado Ipatinga está ofertado o curso de qualificação profissional de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. Com carga horária de 160 horas e na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), o curso será gratuito e ofertado no formato presencial ao longo do ano.

O curso tem como objetivo formar profissionais para instalar e manter sistemas de energia fotovoltaica, utilizando procedimentos e métodos adequados, de acordo com a legislação vigente. A capacitação é gratuita, presencial e tem duração de até três meses, com início no dia 28/03. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Nesta primeira turma serão ofertadas 40 vagas, onde os candidatos com formação técnica em Eletrotécnica e áreas afins ou experiência profissional comprovada em instalações elétricas possuirão prioridade.

“A capacitação de profissionais na área de geração de energia fotovoltaica é fundamental para atender a um mercado que cresce a cada ano. A participação neste curso vai permitir a inserção e/ou reinserção de vários jovens e adultos no mercado de trabalho contribuindo assim para desenvolvimento regional” explica o diretor geral do Campus Avançado Ipatinga, Alex de Andrade Fernandes.

Os professores do Campus Avançado Ipatinga participaram de diferentes capacitações na área de Energia Solar Fotovoltaica, em uma ação desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH - Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do programa EnergIF – Programa para desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal e pela Iniciativa Profissionais para Energias do Futuro – GIZ.

A implantação do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos no Campus Ipatinga só foi possível devido a destinação de emenda parlamentar no valor de 200 mil reais advinda da deputada federal Alê Silva (PSL-MG), para compra dos equipamentos, montagem dos telhados didáticos e insumos necessários para a execução do curso. A direção do campus agradece a deputada pelo apoio a esta importante ação da qual a população do Vale do Aço terá acesso.

Demais informações e forma de inscrição estão disponíveis no link : Edital 04/2022:

registrado em: