Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornal do Campus Avançado Ipatinga

Jornal do Campus Avançado Ipatinga

publicado: 23/04/2016 11h14, última modificação: 28/07/2016 11h52
Campus Governador Valadares

A produção do Jornal do Campus Avançado Ipatinga objetiva promover a interação crítica de estudantes, professores e comunidade com formas prestigiadas de comunicação social. Além de ser um eficiente estímulo à leitura e à pesquisa, a produção do material jornalístico permite a ampliação de conhecimento acerca do processo interativo comunicacional escrito, de diversos gêneros textuais, estreitando laços entre professores, alunos e comunidade e estimulando o trabalho coletivo. A criação de um jornal também possibilita a articulação de diversas áreas de conhecimento, propiciando a ruptura com práticas pedagógicas estanques e centralizadoras e permitindo a construção de um saber, oriundo de práticas sociais efetivas. A iniciativa está em consonância com as metas de política de extensão do IFMG que preconiza a expansão de atividades integradoras entre a instituição e a comunidade escolar na produção de conhecimento (PDI, 2014, p.51).

Uma etapa importante do desenvolvimento do projeto ocorreu no dia 23 de junho, quando efetuou-se o primeiro encontro da equipe jornalística, composta pelos discentes: Caio Bruno, Camile Graciana, Heloisa Soares, Isabela Soares, Lorrayne Cristina e pelas docentes Alessandra Valério e Marlizete Franco do IFMG. No evento, discutiu-se, entre outros tópicos, o perfil do jornal, as seções que o irão compor e a distribuição de pautas para o número inaugural.

Com a turma bastante empolgada, o projeto apresenta grandes chances de se tornar uma prática de letramento efetiva e significativa para alunos e comunidade.