Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Educação participa de inauguração do ginásio esportivo do Campus Ipatinga

publicado: 21/03/2022 13h45, última modificação: 21/03/2022 13h54

A solenidade, realizada no dia 18 de março, contou com a presença de diversas autoridades. Milton Ribeiro anunciou novos investimentos para três obras no Instituto Federal.

Em uma cerimônia que contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foram inauguradas, na manhã da última sexta-feira, 18 de março, as obras de reforma e ampliação do ginásio esportivo do IFMG - Campus Ipatinga. O novo equipamento recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão e vai beneficiar cerca de 2,6 mil estudantes. Atenderá demandas dos cursos para as aulas de Educação Física, eventos e outras atividades acadêmicas. O ginásio, localizado na entrada do campus, tem capacidade de atendimento para 500 pessoas e está projetado para sediar jogos nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete.

Além do ministro, participaram da cerimônia de inauguração o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória; o diretor do campus, Alex de Andrade Fernandes; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Thomás Sant’Ana; o presidente do FNDE, Marcelo Ponte; e os deputados federais Alê Silva e Marcelo Álvaro Antônio. Entre as autoridades presentes, estava o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes.

Primeiro a falar na solenidade, o diretor Alex Fernandes agradeceu as autoridades presentes, destacando estar satisfeito com a presença do ministro no campus. Também agradeceu aos servidores que atuaram na execução das obras. “Este local onde nós estamos era alvo de drogas, prostituição, era um espaço totalmente degradado. Com a expansão da Rede Federal, hoje nós temos, além do campus, um espaço esportivo importante para a cidade. Hoje entregamos o segundo melhor ginásio de Ipatinga”, afirmou.

O reitor Kléber Glória cumprimentou as autoridades e público presente, ressaltando a satisfação em receber o ministro da Educação no Campus Ipatinga. “A gente sabe que essa obra, esse sonho, se deve ao esforço do professor Alex e também de nossos servidores e estudantes. Fica aqui a nossa gratidão e o nosso reconhecimento do trabalho da comunidade escolar e do apoio do Ministério da Educação”, declarou. Kléber agradeceu também ao diretor da Setec, Thomás Sant’Ana, pontuando a importante interlocução que ele tem feito entre os Institutos Federais e a gestão do Mec.

Em seu pronunciamento, Sant’Ana fez uma saudação especial aos estudantes do IFMG presentes na solenidade. “Vê-los aqui é muito gratificante”, afirmou, ao se referir ao processo de retomada presencial das aulas. “Se isso acontece aqui hoje, é pra vocês e por vocês. Essa é a nossa razão de ser”, completou.

Já o ministro da Educação aproveitou para destacar em sua fala a importância do ensino técnico para o crescimento do país. Disse ainda que o novo Enem, previsto para 2024, vai valorizar as disciplinas técnicas e específicas para a área na qual o estudante tentará ingressar no ensino superior. “Queremos incentivar os estudantes a fazerem um curso técnico”, ressaltou.

Novos investimentos para o IFMG

Ao final da solenidade, Milton Ribeiro anunciou a aprovação de recursos para obras que estão no planejamento de infraestrutura do IFMG. “Senhor reitor Kléber, eu posso anunciar hoje a você e a toda a comunidade que, de acordo com o seu pleito, o nosso secretário tem autorização para já encaminhar para empenho e execução R$ 385 mil destinado ao galpão laboratório do Campus Piumhi. Temos também condições de passar R$ 614 mil para a readequação do laboratório de mecânica do Campus Conselheiro Lafaiete. E temos condição de não dar tudo, mas uma parte dos R$ 3,5 milhões para o bloco didático do Campus Ribeirão das Neves”, declarou, caminhando para o encerramento de sua fala.

Após os pronunciamentos, as autoridades se dirigiram para o descerramento da placa de inauguração. Além de atender diversas demandas do campus, o ginásio poliesportivo terá horário de funcionamento nos finais de semana, abrindo de 7h às 17h aos sábados, domingos e feriados. Em dias úteis (segunda a sexta), funcionará das 7h às 19h.

registrado em: