Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Ipatinga avança para a segunda etapa da III Olimpíada de Inovação

IFMG Ipatinga avança para a segunda etapa da III Olimpíada de Inovação

publicado: 05/12/2018 12h37, última modificação: 05/12/2018 12h50

Organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a Olimpíada quer discutir o tema "Construindo Conexões", escolhido porque faz alusão à conexão que existe entre pesquisa e os problemas reais da sociedade, entre a ciência e o desenvolvimento, entre o presente e futuro tecnológico e também entre os diferentes níveis de ensino e cursos do IFMG.

O objetivo da Olimpíada de Inovação é estimular o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos, serviços e soluções inovadoras de impacto social e econômico, além de promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora no IFMG.

O resultado da primeira etapa foi divulgado no dia 26 de novembro, e o campus ficou dentro das seis propostas selecionadas para desenvolver o projeto nesta segunda etapa. O projeto apresentado é um sistema de gerenciamento de nível  de reservatório e alerta de interrupção de fornecimento de água. A proposta é entregar um produto capaz de informar o usuário sobre o abastecimento de água no seu imóvel e a quantidade disponível no reservatório, possibilitando a administração e evitando um esgotamento absoluto.

De acordo com o professor Willian Marlon Ferreira, orientador do projeto, "a primeira etapa da III Olimpíada de Inovação do IFMG foi uma grande oportunidade para os alunos trabalharem em equipe, eles se mobilizaram no desenvolvimento da proposta e do vídeo de apresentação do projeto. A iniciativa partiu deles, sendo a ideia para o projeto, seu apelo social e impactos no dia a dia das pessoas fruto de experiências do cotidiano dos próprios alunos. Foi muito gratificante ver o trabalho deles recompensado com a classificação entre os seis melhores projetos do IFMG! Vamos fortes para a segunda etapa, em que o projeto será desenvolvido e o produto final apresentado. Parabéns a toda a equipe, é um prazer trabalhar com vocês."

O discente Leonardo de Oliveira Pinho afirma que "é muito gratificante para nós ter nosso projeto reconhecido e a caminho da III Olimpíada de Inovação do IFMG, os membros do nosso grupo estão muito felizes de representar o campus Avançado Ipatinga, que apesar de jovem, vem forte para a disputa. A meu ver isso é o reflexo dos ensinamentos teóricos e práticos que aprendemos com nossos professores, que com certeza estão formando Engenheiros Eletricistas com capacidade de se reinventar e buscar soluções socioeconômica adaptadas para o novo modelo de mundo, tecnológico, que o futuro nos traz. Agora e continuar focado, trabalhando e estudando para otimizar nosso projeto e buscar o prêmio para Ipatinga."

O resultado final está previsto para o próximo dia 10 de maio. As equipes vencedoras receberão premiação em dinheiro, no valor de R$ 15 mil para o primeiro lugar; R$ 9 mil para a equipe vice-campeã; e R$ 3 mil para o terceiro colocado.

registrado em: