Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadora de Bambuí representa o IFMG em evento para regulamentação do queijo artesanal de casca florida

publicado: 29/12/2023 14h01, última modificação: 29/12/2023 14h03

Encontro ocorreu no mês de dezembro, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, e reuniu pesquisadores, extensionistas e órgãos administrativos.

A professora e pesquisadora do Campus Bambuí, Fabiana Couto, representou o IFMG durante encontro promovido em dezembro pela Secretaria de Agricultura, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. A reunião técnica teve como objetivo o debate para a criação da regulamentação do queijo artesanal de casca florida, até então inexistente.

Sobre a pesquisa

Há sete anos, a docente desenvolve um trabalho de Extensão e Pesquisa dedicado ao queijo artesanal, inicialmente no Campus São João Evangelista e, agora, em Bambuí. Nos últimos dois anos está em vigor projeto inédito no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), intitulado “Fungos e toxinas no queijo canastra: ocorrência e significado a saúde do consumidor”, financiado pela Fapesp. O estudo conta com a colaboração do diretor de Pesquisa do Campus Bambuí, professor Gustavo Lacorte, na área de Micologia e Biologia Molecular.

Os resultados da pesquisa são fundamentais para estabelecer os parâmetros para criar a regulamentação. O projeto é coordenado por Marta Taniwaki e tem como colaboradores, no Ital, Mariana Souza, Josué Silva, Patrícia Zacarchenco e Beatriz Iamanaka.

‘’O IFMG está localizado nas duas principais regiões produtoras do queijo artesanal, canastra e serro. Temos responsabilidade de contribuir na cadeia deste produto que faz parte da nossa tradição e que é a fonte de renda de tantos produtores destas regiões.  Temos diversos pesquisadores que atuam nesta área no Campus Bambuí e Campus São Joao Evangelista. A partir de agora vamos nos movimentar politicamente para criar uma Rede de Pesquisa e Extensão do Queijo Artesanal. Pretendemos com essa rede, que o IFMG seja reconhecido não apenas por sua qualidade de ensino, mas também atue de forma efetiva nas ações propostas pelo Governo Estadual, para a melhoria da cadeia de produção e comercialização do queijo artesanal’’, explica Fabiana Couto.

Estiveram presentes no evento: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

registrado em: