Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do campus publica artigo científico em revista da UFRJ
conteúdo

Notícias

Professor do campus publica artigo científico em revista da UFRJ

publicado: 09/09/2020 17h04, última modificação: 09/09/2020 17h08

 

 

 

 

 

 

 

O professor Rafael Martins Ribeiro, do IFMG Campus Ipatinga, em conjunto com o professor Dr. Marcelo Araújo Câmara, do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFMG, publicou o artigo científico intitulado “Estudo do comportamento tribológico do par liga Babbitt – aço ABNT 1045 quando variadas a espessura e a rugosidade do revestimento” na revista Matéria – Rio de Janeiro (Qualis B1 – Engenharia III).

O trabalho buscou avaliar a influência dos parâmetros rugosidade e espessura do revestimento no comportamento tribológico de uma liga denominada Babbitt quando em contato com o aço ABNT 1045.

O Babbitt, também conhecido como metal patente ou metal branco é uma liga macia muito utilizada em mancais de deslizamento que trabalham em contato com aço, e tem como elementos de base estanho ou chumbo, além de compostos intermetálicos formados geralmente por antimônio e cobre.

Foram realizados ensaios tribológicos de pino sobre disco, utilizando pinos de aço ABNT 1045 e corpos de prova de aço revestidos com Babbitt simulando o contato de um eixo sobre um mancal revestido com Babbitt. A rugosidade e a espessura do revestimento foram variadas em três níveis, com o intuito de se observar o comportamento em relação ao atrito e ao desgaste com a modificação destas variáveis.

O artigo do Professor Rafael foi parte integrante do seu mestrado em Engenharia Mecânica feito na UFMG.

Link para acesso ao artigo:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762020000200352&lng=pt&nrm=iso

 

registrado em: