Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Ensino de Matemática utilizando o Geogebra é realizado no campus

Projeto de Ensino de Matemática utilizando o Geogebra é realizado no campus

publicado: 27/07/2020 13h32, última modificação: 27/07/2020 13h38

O Projeto de Ensino: “Estudo de funções trigonométricas: do uso do Geogebra a aplicações em fenômenos periódicos, no cotidiano e na área técnica”, foi proposto pela docente Matemática Marlizete Franco da Silva, aos alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial. As atividades tiveram como objetivo expandir o estudo de funções trigonométricas seno e cosseno, para além do triângulo retângulo, utilizando applets dinâmicos para facilitar a percepção de propriedades nas diversas representações e aplicações cotidianas e técnicas.

A proposta foi avaliada como recomendável pelo Edital nº 105/2019 da Reitoria do IFMG, que visava subsidiar projetos de Ensino realizados nos campi do IFMG, na categoria Educação Integrada (experiências e práticas integradoras nos cursos técnicos integrados do IFMG com ênfase na articulação entre a formação geral e técnica).

O projeto foi desenvolvido em duas fases: 1ª, em fevereiro/2020, individual, na qual os alunos utilizavam applets prontos, via Google Drive, para resolver atividades que envolviam propriedades de funções trigonométricas. Na 2ª fase, em grupo, em março e abril/2020, os alunos deveriam construir seu próprio applet representando uma situação aplicada à área técnica, cotidiana ou um fenômeno da natureza.

Por causa do isolamento social, necessário devido à pandemia COVID-19, os resultados da 2ª fase, foram enviados à professora coordenadora por meio de vídeos gravados pelos alunos.

Marlizete afirma ter ficado “impressionada com a criatividade e nível de complexidade dos applets criados pelos alunos. Foi muito gratificante perceber que, apesar das dificuldades impostas pelo isolamento social, eles se empenharam e conseguiram construir modelos dinâmicos de muita qualidade”. Para os discentes: “Com os applets e atividades complementares enviadas pela professora foi possível entender melhor a matéria. Também gostei porque foi possível ver uma aplicação do que aprendemos na sala de aula e ver que, por meio das funções trigonométricas, podíamos fazer as coisas girarem em um plano cartesiano (Geogebra). Acho muito legal a ideia de aplicar o conhecimento na prática e fazer coisas diferentes”, afirma o aluno Thársis Ferreira. A aluna Gabriela Gonçalves complementa: “Eu gostei principalmente do fato de podermos criar a percepção em que a trigonometria pode e está presente em tudo, desde uma roda gigante até o sistema solar”.

registrado em: