Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Suporte divulga avanços e inicia a sua segunda etapa

Projeto Suporte divulga avanços e inicia a sua segunda etapa

publicado: 05/05/2020 13h30, última modificação: 06/05/2020 09h39

Sabe-se que é de extrema importância que os estudantes do Ensino Médio tenham domínio dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental, a fim de construir os novos conhecimentos matemáticos relacionando-os com os conhecimentos prévios relevantes adquiridos anteriormente. É nessa perspectiva que o Projeto de Ensino “Suporte”, destinado aos alunos do 1º ano dos Cursos Técnicos em Automação Industrial e em Eletrotécnica do IFMG – campus Ipatinga, desenvolve as suas atividades, com o foco de identificar e sanar as principais dificuldades dos alunos relativas aos conhecimentos básicos de Matemática.

Na primeira etapa do projeto foi realizado o diagnóstico das principais dificuldades por meio do Teste de Sondagem Inicial e, logo após, foram propostas atividades de intervenção com base nos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Como última atividade da primeira etapa, o Teste de Sondagem Intermediária identificou avanços alcançados e defasagens não superadas. O gráfico abaixo compara os resultados obtidos em cada questão nos dois testes de sondagem.

A média das notas dos alunos na sondagem inicial foi de 44,7% e na sondagem intermediária a média aumentou para 63,5%, o que aponta um indício de consolidação dos conteúdos básicos de Matemática, conhecimentos prévios importantes para a aprendizagem dos novos conceitos matemáticos. O aumento na média das notas mostra que o projeto de ensino tem cumprindo o seu papel de oferecer suporte aos alunos para a superação de suas dificuldades. A aluna Marina Batista destacou que a sua participação nas aulas e atividades propostas geraram um resultado melhor em relação ao teste de sondagem inicial e que o projeto a ajudou a esclarecer dúvidas sobre assuntos não compreendidos anteriormente. A aluna Lívia Lima comenta: “Meus esforços valeram a pena, as aulas extras e a monitoria do projeto me ajudaram muito, e vou continuar me dedicando na segunda etapa do projeto”.

No dia 04 de maio, O Projeto de Ensino “Suporte” iniciou a sua segunda etapa, fundamentando as suas ações nas defasagens ainda não superadas. Aproveitando o período de suspensão do calendário letivo, os estudantes estudam em casa com o auxílio da professora de Matemática Verônica Lopes e do monitor voluntário Allif Emanoel. Para este estudo, utilizam recursos de videoaulas da teoria dos conteúdos; videoaulas de exercícios resolvidos; leitura de material teórico e de exercícios resolvidos; e, para a verificação da aprendizagem, realizarão testes online.

Portanto, na visão da professora coordenadora, “o projeto de ensino tem oferecido um suporte para a aprendizagem de conteúdos básicos de Matemática e, com isso, oportunizamos um ensino e uma aprendizagem de qualidade, para formar cidadãos críticos, criativos e competentes que saibam atuar na sociedade, os quais precisarão conhecer, reconhecer, reproduzir e criar aplicações de toda a ciência estudada em sua vida acadêmica, fortemente dependente da Matemática”.

registrado em: