Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reencontro de mestres no IFMG

Reencontro de mestres no IFMG

publicado: 03/03/2023 15h15, última modificação: 03/03/2023 15h29

Docente do Campus Ipatinga reencontra em sala de aula professor com quem, na infância, aprendeu karatê.

Às vésperas de completar sete anos de atuação no IFMG, em 16 de março,  o professor Willian Marlon Ferreira, do Campus Ipatinga, deparou-se com uma das gratas surpresas da vida docente. Willian dará aulas, durante o primeiro semestre letivo de 2023, para um velho conhecido: o professor Júlio Olgim, com quem treinou karatê na infância.

Os dois já haviam se (re)encontrado pelos corredores do campus, mas neste semestre, Júlio está cursando, pela primeira vez, uma disciplina ministrada por Willian. Trata-se de uma das matérias que o motivou a fazer o curso no IFMG - Projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos. "O professor Willian havia me reconhecido nos corredores e quando fiquei sabendo que ele lecionava a disciplina sobre sistema fotovoltaicos eu fiquei doido (risos). E neste 5° período, estou tendo a honra de aprender com o meu ex-aluno de karatê", alegra-se Júlio.

Willian conta que, apesar da pouca idade à época (1997-1998), se recorda muito bem das aulas de karatê com Júlio. "Aprendi muito além dos movimentos da arte marcial. A disciplina e respeito eram pontos frisados e demonstrados diariamente. Me lembro muito claramente do gesto de respeito que sempre fazíamos voltados para a foto do mestre e colegas durante as lutas", recorda. "Acredito que a disciplina e o respeito foram as lições mais valiosas aprendidas e são ferramentas que aplico tanto na minha vida acadêmica quanto pessoal", destaca.

"Quando fiquei sabendo que o professor Willian lecionava a disciplina sobre sistema fotovoltaicos eu fiquei doido (risos). E neste 5° período, estou tendo a honra de aprender com o meu ex-aluno de karatê".
Júlio Olgim

O treinador conseguiu lembrar-se do ex-aluno mesmo com o passar dos anos e com o número de crianças para as quais dava aulas. "Conheci o Willian no ano de 1997, no Projeto Esportivo e Cultural 7 de Outubro, em Ipatinga mesmo. Lecionava aulas de karatê para 300 alunos de segunda a sexta-feira, em dois horários pela manhã e dois horários à tarde", conta Júlio. "O professor Willian era um aluno muito dedicado aos treinamentos e demonstrava muito interesse na filosofia do karatê, além de ser um ótimo atleta, chegando a conquistar medalhas nos torneios e a faixa amarela e laranja", lembra.

Além das técnicas e movimentos, Júlio ensina filosofia do karatê, trabalhando questões como esforçar-se para formação da personalidade; seguir o caminho da sinceridade; cultivar o espírito de empenho; dar importância a cortesia; reprimir atos brutais. "Sempre cobrei e cobro até hoje as notas escolares, porque estamos lidando com o futuro das crianças e através da filosofia do karatê estamos educando o aluno para a vida em sociedade, família e profissional", afirma.

A admiração é recíproca. "O Júlio, além de ter sido ótimo professor, é uma pessoa muito agradável. Se mostra um aluno dedicado que, assim como eu, trabalha e estuda de forma concomitante, porém, não deixa a falta de tempo atrapalhar os seus estudos e entusiasmo", elogia Willian. "As minhas expectativas como curso de Engenharia Elétrica do IFMG são excelentes. Temos professores super capacitados e infraestrutura completa. Fora que quando estivermos na hora de fazer estágio, temos muitas oportunidades nas empresas devido ao ensino de referência do IFMG, somos nota 5 no MEC", comenta o agora aluno, professor Júlio.

Formação

Willian Ferreira iniciou sua trajetória no ano de 2006 com o curso profissionalizante de Eletroeletrônica e, em seguida, cursou Instrumentação e Automação Industrial. Em 2010 iniciou o bacharelado em Engenharia Elétrica (Unileste) estudando no período noturno e trabalhando durante o dia como técnico em Elétrica. Duas especializações - em Automação Industrial e em Docência no Ensino Médio -, e o mestrado em Engenharia Elétrica (UFMG) completam a formação do docente.

Júlio Olgin até hoje ministra aulas de karatê, na academia fundada há 52 anos pelo seu pai e onde hoje também atuam seus filhos que, seguindo os passos dos avós, ensinam karatê e ballet clássico. Júlio é graduado em Educação Física e pós-graduado em Esportes e Atividades Físicas para pessoas com deficiência. Passou em Engenharia Elétrica no IFMG em 2021. Em 2019, havia feito um curso de eletricista para se aperfeiçoar e aprender novidades, visto que já trabalhava na academia como iluminador e sonoplasta. No mesmo ano, fundou uma microempresa na área de elétrica, em que planeja trabalhar com "Projeto e Instalações de Sistemas Fotovoltaicos", uma das razões do seu ingresso no curso do IFMG

registrado em: