Você está aqui: Página Inicial > Estrutura > Pró-reitorias > Planejamento e Orçamento
conteúdo

Planejamento e Orçamento

publicado 24/04/2016 18h10, última modificação 07/06/2016 18h52
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) é um órgão executivo da administração superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, que tem como objetivo dar suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão. Caberá a esta Pró-Reitoria a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento institucional, o monitoramento e controle visando eficiência e eficácia no gasto dos recursos e obviamente a elaboração da proposta orçamentária anual.
Com a criação do IFMG e frente ao desafio de implantar uma gestão eficiente e ágil que possa atender aos anseios da comunidade acadêmica e da sociedade, foi proposta a criação de uma Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e uma outra de Administração. Esta iniciativa tem como objetivo agilizar as ações da administração sem perder a ênfase no planejamento a médio e longo prazo, muitas vezes atropelado pelas atividades do dia a dia em nossas instituições.

O planejamento institucional do IFMG deve visar o desenvolvimento, o bem-estar da coletividade, a melhoria da prestação das atividades e serviços, ser um processo eficaz, não podendo prescindir da participação dinâmica da sociedade em sua formulação, implementação e constante avaliação.

As prioridades e a definição das políticas institucionais do IFMG são definidas pelos órgãos superiores (Reitoria e Colégio de Dirigentes). Cabe a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento definir metodologias, procedimentos e prazos, bem como coordenar as etapas do planejamento que ocorrem simultaneamente nos diversos campi e na própria Reitoria. 

O planejamento deverá subsidiar a elaboração da proposta orçamentária que irá compor a Lei Orçamentária Anual (LOA), a fim de que esta contemple de forma real todas as necessidades e metas institucionais. As compras isoladas ou fora do planejamento anual serão as emergenciais ou em situações especiais, no entanto, deverão ser minimizadas, pois o planejamento anual deverá ser construído com a participação coletiva a fim de otimizar os recursos financeiros.