Você está aqui: Página Inicial > Estudo analisa ensino contextualizado nas ciências naturais em instituições federais de ensino
conteúdo

Estudo analisa ensino contextualizado nas ciências naturais em instituições federais de ensino

publicado 03/05/2023 14h10, última modificação 07/03/2024 10h59
Artigo intitulado "Análise do ensino contextualizado em ciências naturais para alunos de uma instituição de ensino federal", aceito pela revista "Brazilian Journal of Development"

Gustavo Osorio Aarão, aluno do curso de Licenciatura em Física do Campus Congonhas e o  professor Daniel Afonso de Toledo publicaram artigo intitulado "Análise do ensino contextualizado em ciências naturais para alunos de uma instituição de ensino federal", aceito pela revista "Brazilian Journal of Development", classificada como B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

O objetivo do estudo é avaliar o nível de conhecimento dos estudantes em relação aos autores e eventos históricos relacionados às ciências naturais e verificar se esse conhecimento está sendo transmitido de forma contextualizada nas salas de aula. A hipótese é que os alunos não possuem o conhecimento necessário sobre os autores e temas que aprendem em sala, e embora possam ter ouvido falar de alguns desses autores, não têm uma compreensão aprofundada sobre quem são e o que produziram. Essa deficiência pode afetar negativamente a motivação dos alunos para aprender ciências naturais, por não reconhecer a relevância do conteúdo para a vida cotidiana.

Para ler o trabalho na íntegra, acesse o link:

Análise do ensino contextualizado em ciências naturais para alunos de uma instituição de ensino federal

 

Com informações da Comunicação Campus Congonhas
registrado em: