Você está aqui: Página Inicial > Parceria entre IFMG e Governo de Minas tem foco no empreendedorismo

Parceria entre IFMG e Governo de Minas tem foco no empreendedorismo

Apresentados no Campus Sabará, dois trabalhos de conclusão de curso são resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre Instituto e estado
publicado: 27/06/2023 15h28, última modificação: 07/03/2024 10h10

Assinado em 2022, um acordo de cooperação técnica  o IFMG e o Governo de Minas acaba de render seus primeiros frutos no Campus Sabará.  Essa colaboração foi apresentada  nos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos alunos Isaías Mordente e Rogério Gonçalves, ambos do curso de Sistemas de Informação.

Os trabalhos tiveram como foco a criação de uma aplicação web para o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), que tem como objetivo facilitar a conexão entre startups e programas de incentivo ao empreendedorismo. “A aplicação reúne empreendedores, sugerindo conexões que possam auxiliar o usuário de acordo com seu perfil. Por exemplo, se sou um empreendedor que possui uma startup que propõe uma solução voltada ao agronegócio, ao buscar o sistema ele pode me indicar programas de incentivo destinados a empreendimentos para essa área”, explica o coordenador do projeto, professor Carlos Severiano.

A banca examinadora dos trabalhos contou com a participação dos professores do Campus, Cristiane Targa e Daniel Conrado, além do superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG (Sede), Pedro Emboava Vaz. A qualidade e a relevância dos projetos foram amplamente reconhecidas pelos avaliadores, destacando o profundo impacto que essas iniciativas podem ter no ecossistema de inovação e empreendedorismo do estado.

A parceria entre o IFMG e o Governo de Minas vai além desses trabalhos de conclusão de curso. Ela prevê a continuidade da colaboração em projetos de pesquisa resultantes do sistema desenvolvido, bem como o suporte do Simi em iniciativas empreendedoras a serem desenvolvidas no Campus Sabará. "Entendo que essa iniciativa, junto de outras que estamos desenvolvendo, tende a ser muito importante no contexto da criação do Ambiente de Inovação, atividade que também coordeno atualmente. Isso pode nos ajudar no posicionamento como entidade que promove a inovação e o empreendedorismo”, conclui o professor Carlos Severiano

registrado em: