Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Bibliotecas Virtuais
conteúdo

Bibliotecas Virtuais

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 01h30, última modificação 07/12/2023 12h30

  

Biblioteca digital assinada pelo IFMG. São mais de 15 mil livros em língua portuguesa das editoras Pearson, Contexto, Intersaberes, Casa do Psicólogo, Papirus, Educs, Companhia das Letras, Rideel, Jaypee, Aleph, Lexikon, Callis, Grupo Editorial, Summuns, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Labrador, Brasport, Blucher, Yendis, Atheneu.

O acervo é composto por títulos que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, medicina, enfermagem, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre outras.

Importante: o primeiro acesso deve ser realizado através do catálogo online da biblioteca (acesse aqui)

  • Selecione a opção E-books;
  • Insira os termos de busca (título da obra e/ou sobrenome do autor ou assunto, etc.);
  • Clique em pesquisar;
  • Clique no cadeado localizado ao lado do resultado da busca;
  • Faça login com o seu CPF e senha (a mesma que foi cadastrada pela biblioteca).

 

Será aberta a tela da Biblioteca Virtual. Então você poderá fazer o seu cadastro na plataforma para conseguir acessar diretamente pelo site ou aplicativo.

Site da Biblioteca Virtual: https://plataforma.bvirtual.com.br

Pelo aplicativo, será necessário baixar o APP da biblioteca na loja de aplicativos do seu celular:
APP na App Store: https://apps.apple.com/br/app/biblioteca-virtual-by-pearson/id1480060221
APP na Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bibliotecavirtual.bvpearson

 

 

O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Acesse aqui! 

 

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) tem por objetivo reunir, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em todo o país e por brasileiros no exterior.

Acesse aqui!

 

eduCAPES é um portal de objetos educacionais para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.

 O eduCAPES Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

 O portal permite a inclusão de materiais que estejam mapeados em algum esquema de metadados. O portal utiliza a tecnologia DSpace que suporta nativamente os padrões de metadados Dublin Core e armazena arquivos em qualquer tipo de formato digital. O acesso aos materiais é feito de forma híbrida: pode ser feito por meio de sincronismo, remetendo a repositórios parceiros ou pela ferramenta busca, que retorna materiais hospedados no próprio portal. A sincronia permite - por exemplo, que novos Objetos de Aprendizagem (OAs) sejam detectados nos repositórios e/ou automaticamente excluídos os que foram removidos.

 Acesse aqui!