Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Sabará tem projeto selecionado em edital da Setec para Oficinas 4.0

Campus Sabará tem projeto selecionado em edital da Setec para Oficinas 4.0

Ponto de entrega de materiais recicláveis automatizado foi uma das 40 iniciativas de todo o país selecionadas pelo MEC
publicado: 15/02/2023 14h44, última modificação: 15/02/2023 14h44

Imagem ilustrativa

O projeto de um ponto de entrega voluntária (PEV) de materiais recicláveis automatizado, garantiu a participação do Campus Sabará em edital da Setec que selecionou 40 trabalhos de todo o Brasil. O objetivo é escolher propostas de instituições da Rede Federal para a implementação de um programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas 4.0, combinadas ao empreendedorismo e à inovação.

O PEV automatizado funciona com um sensor de identificação dos tipos e volume de materiais recicláveis. A pessoa entrega os resíduos e a máquina faz a seleção de forma automatizada, para que já cheguem pré-triados aos catadores. A Associação Mãos Amigas de Catadores de Materiais Recicláveis de Sabará é um dos parceiros do IFMG nesse projeto de extensão, que conta com uma equipe de oito professores (representantes de todos os eixos tecnológicos do Campus) e 5 alunos bolsistas.

A professora Aline Figueiredo, vice-coordenadora do projeto, conta que a ideia nasceu da experiência no doutorado pelo Programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp, firmado através de convênio entre o IFMG e a instituição. “Na minha tese, proponho criar um modelo de centro de desenvolvimento tecnológico voltado a tecnologias de gestão de resíduos sólidos urbanos, com foco a inclusão sócioprodutiva de catadores do município de Sabará”, explica. Segundo ela, a expectativa é que o projeto seja concluído em até 10 meses a partir de março, com o desenvolvimento do primeiro protótipo ainda neste ano.