Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SISU 2024.1 - MATRÍCULAS CURSOS SUPERIORES – 2024.1

SISU 2024.1 - MATRÍCULAS CURSOS SUPERIORES – 2024.1

Os candidatos aprovados no SISU, após convocação para matrícula deverão preencher o requerimento de matrícula eletrônico e fazer o upload dos documentos digitalizados, conforme sistema de matrículas do IFMG.
publicado: 26/01/2024 19h30, última modificação: 26/03/2024 18h18

SISU 2024.1

MATRÍCULAS CURSOS SUPERIORES – 2024.1

1º passo: reúna todos os documentos e digitalize individualmente cada um;

2º passo: imprima os formulários, preencha, assine e digitalize;

3º passo: inicie o preenchimento do requerimento eletrônico de matrícula.

Dúvidas sobre o preenchimento dos formulários devem ser enviadas para o e-mail matricula.sabara@ifmg.edu.br

CONVOCAÇÕES - CURSOS SUPERIORES

DATAS

1ª Chamada

02/02/2024 a 07/02/2024 (Etapa finalizada)

Avaliação de Heteroidentificação

Data das Entrevistas: 22/02/2024 (Etapa finalizada)

2ª Chamada

Período de Matrícula: 29/02/2024 a 04/03/2024 (Etapa finalizada)Lista de convocados (acesse aqui)

3ª Chamada

Período de Matrícula: : 06/03/2024 a 08/03/2024 (Etapa finalizada)Lista de convocados (acesse aqui)

4ª Chamada

Período de Matrícula: 12/03/2024 a 14/03/2024 (Etapa finalizada)Lista de convocados (acesse aqui)

5ª Chamada

Período de Matrícula: 16/03/2024 a 19/03/2024Lista de convocados (acesse aqui)

6ª Chamada

Período de Matrícula: 21/03/2024 a 22/03/2024 (Lista de convocados (acesse aqui)

7ª Chamada

Período de Matrícula: 27/03/2024 a 29/03/2024

Lista de convocados (acesse aqui)

Acesso ao Sistema online de matrícula: https://matricula.ifmg.edu.br/v1/Login

Vídeo tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=BAzMOBdQqR4

Formulário eletrônico para confirmação de interesse: (Acesse Aqui)

Período: de 16/02/2024 às 14:00hs ao dia 20/02/2024 às 21:00hs (Encerrado)

• LISTA DE CONVOCADOS PARA A 01ª CHAMADA: acessounico.mec.gov.br/sisu

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA, COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS - CURSOS SUPERIORES:

a) Uma foto recente 3x4;

b) CPF próprio;

c) Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação). Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal munido de documento oficial de identificação.

d) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.

e) Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio

f) Caso não tenha os documentos solicitados acima, anexar a Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, sendo que, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar nas condições citadas, ou seja, sem dependência.

Para os candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino Médio ou equivalente em escola pública. Caso não constem as informações solicitadas na declaração apresentada, o candidato deverá substituir o documento por outro que atenda os requisitos em até 5 (cinco) dias úteis após sua matrícula, sob pena de ocorrer o cancelamento desta.

g) Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

DOCUMENTOS ESPECÍFICOS PARA CADA TIPO DE VAGA

AC (Ampla concorrência): Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1

LB_EP: Anexo II – Anexo III – Anexo IV - Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1

LB_PPI: Anexo II – Anexo III – Anexo IV – Anexo V – Anexo VI (se for indígena) – Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1

LB_Q: Anexo II – Anexo III – Anexo IV – Anexo V - Anexo VI (se for indígena, ou Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola) - Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1

LI_EP: Anexo II – Anexo IV - Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1

LI_PPI: Anexo II – Anexo IV – Anexo V – Anexo VI (se for indígena, ou declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) atestando a relação de pertença étnica e social do candidato a um grupo ou comunidade indígena estabelecido no Território Nacional Brasileiro ou RANI - Registro Administrativo de Nascimento de Indígena) – Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1

LB_PCD: Anexo II – Anexo III – Anexo IV - Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1 - Laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID (conforme Edital)

LI_PCD: Anexo II – Anexo IV - Anexo VIII ou Anexo IX - Anexo E1 - Laudo médico com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID (conforme Edital)

ANEXOS PARA DOWNLOAD:

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE RESERVA DE VAGAS

ANEXO V - FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO - RACIAL

ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO

ANEXO VIII - (Menor de 18 anos) - Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.

ANEXO IX - (Maior de 18 anos) - Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz.

ANEXO E1 - TERMO COMPLEMENTAR - TODOS CANDIDATOS

Edital nº 003/2023