Ação integra iniciativa nacional do MCTI e MEC, com recursos do FNDCT e execução do CNPq, fortalecendo a educação científica na rede municipal.
Notícias
Vagas não preenchidas na primeira chamada serão ocupadas de acordo com as regras estabelecidas pelo edital.
Ferramenta permite que famílias de baixa renda tenham acesso a benefícios sociais do Governo Federal.
Edital foi retificado em função do resultado do Enem, previsto para o dia 16 de janeiro de 2026
Chamadas contemplam estudantes e servidores com oportunidades de pesquisa aplicada, inovação tecnológica e participação em eventos acadêmicos no Brasil e no exterior.
Dois editais estão com 722 vagas abertas para a contratação de bolsistas que irão atuar junto às turmas do curso preparatório vinculadas às instituições federais de ensino técnico da região Sudeste. Podem se inscrever, até 23/01, servidores efetivos da Rede Federal. Para o IFMG, 76 vagas estão abertas.
Nova política orienta ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão em alinhamento ao PDI e à Agenda 2030.
As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente pela internet, com uso das notas do Enem 2023, 2024 ou 2025. O resultado da chamada regular sai em 29 de janeiro.
Estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação podem inscrever propostas inovadoras até 20 de março. Premiação é de até R$ 15 mil.
Seleção considera notas do Enem (2016 a 2025) e análise de histórico escolar/redação online. Prazo para recursos vai de 27 a 28 de janeiro.
Candidatos podem acessar o Portal Acesso Único do MEC e conferir o resultado da chamada regular. Selecionados para o IFMG devem realizar matrícula de 2 a 6 de fevereiro. Cadastro na lista de espera vai até 2/2.
