Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Eventos > Olimpíadas do conhecimento

Olimpíadas do conhecimento

por Jefferson Rodrigues da Silva publicado 10/06/2024 14h29, última modificação 20/06/2024 13h38

Nesta página, explica-se o que são as Olimpíadas do Conhecimento, apresentando os resultados da participação do IFMG neste tipo de evento acadêmico.

O que são as Olimpíadas do Conhecimento?

As Olimpíadas do Conhecimento são competições acadêmicas que avaliam e reconhecem habilidades e conhecimentos em diversas áreas do saber. Elas visam estimular o interesse dos participantes pelo aprendizado e promover habilidades cognitivas, críticas e analíticas, além de encorajar o espírito competitivo saudável e o trabalho em equipe. Essas competições são realizadas nos níveis regional, nacional e internacional, envolvendo estudantes de diferentes faixas etárias, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Entre as mais conhecidas estão a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

Os formatos das Olimpíadas do Conhecimento abrangem uma variedade de estratégias de competição individual ou em grupo, incluindo provas teóricas, resolução de problemas, projetos práticos e experimentos científicos. As provas geralmente são compostas por questões que exigem raciocínio lógico e análise crítica dos problemas. Cada área do conhecimento oferece experiências únicas, aprofundando o conteúdo e abrindo novas perspectivas de aprendizagem. As provas apresentam níveis de dificuldade progressivos que garantem a participação dos alunos de acordo com seu estágio atual de conhecimento.

Eventos como as Olimpíadas incentivam jovens talentos, reconhecendo o potencial dos alunos e impulsionando-os em sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional, identificando e fomentando futuros cientistas, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) (http://www.obmep.org.br) é uma competição nacional de matemática realizada anualmente no Brasil. Foi criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  O principal objetivo da OBMEP é estimular o estudo da matemática entre estudantes de escolas públicas, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático.

Professores participantes:

OBMEP 2022

Menção Honrosa

• Bruno Teixeira Fontes
  • Julia Guimaraes Araujo Leite
  • Lana Da Silva Miranda Leonardo Arantes Magnani Otaviano
  • Lucas Gustavo Borges de Oliveira
  • Lucas Paulo Goncalves

OBMEP 2023

Medalha

• João Vitor Cortez Rodrigues (bronze)

Menção Honrosa

• Alexandre Paulo Power dos Santos
  • Danilo Augusto Gonçalves Ramos
  • Felipe Ramos
  • João Vitor Cortez Rodrigues
  • Lana da Silva Miranda
  • Maria Clara de Moura
  • Vitor Vieira Oliveira

Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF)

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) (https://omif.com.br) é uma competição acadêmica voltada para estudantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. A OMIF tem como objetivo principal incentivar o estudo da matemática, promover a integração entre estudantes dos diversos Campi do Instituto Federal e identificar talentos na área. A OMIF ocorre em duas fases, sendo elas: Primeira Fase (fase local): É realizada nas próprias unidades dos Institutos Federais. Todos os alunos dos IFs podem participar dessa fase. As provas são compostas por questões de múltipla escolha e dissertativas, já a segunda fase (fase nacional): Os melhores classificados na primeira fase avançam para a fase nacional. Essa fase inclui questões mais complexas e desafiadoras, e é realizada em uma cidade sede, que varia a cada ano.

Professores participantes:

OMIF 2022

Chegou à segunda fase

• Alexandre Paulo Power dos Santos
  • Lana da Silva Miranda

OMIF 2023

Chegou à segunda fase

• João Vitor Cortez Rodrigues

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) (https://www.olimpiadadehistoria.com.br/ ) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizado pelo Departamento de História.  A ONHB é aberta para alunos e professores do ensino fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As equipes são formadas por 3 alunos e 1 professor de história. Vale ressaltar, que as provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.  As equipes inscritas participam de seis fases online, com provas que abordam diferentes temas da história do Brasil. As equipes com melhor desempenho nas fases online se classificam para a fase final presencial, realizada na UNICAMP.

Professora participante:

Chegou à quarta fase