Projeto Acessibilidade
O projeto de extensão Acessibilidade, da Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Arcos, tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência visual através da prática da engenharia.
O projeto é coordenado pela professora Andressa Giarola Alves, co-coordenado pelo prof. Jefferson Rodrigues da Silva e realizado em parceria com o Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidade Educacional (Napnee), atualmente presidido por Cláudia Maria Soares Rossi. Iniciou em 2017 com os bolsistas Joice Paloma Faria e Vitor Fonseca Martins, e está em segunda versão com a continuidade da bolsista Joice.
O projeto teve dois seguimentos: uma perspectiva prática e permanente no IFMG Campus Arcos com a instalação de placas indicativas de ambientes com descrição em braile, a fixação de pisos táteis no interior do prédio e a aquisição de lupas que auxiliam a leitura de pessoas com baixa visão.
Uma segunda perspectiva, envolve a sensibilização, mobilização e estratégias de expansão e continuidade do projeto. Para tal, foi realizada uma palestra com a doutora na área de linguística Rutiléia Portes. Ela discorreu sobre o uso da tecnologia, e também sobre sua trajetória acadêmica e aspectos gerais da vida, como portadora de deficiência visual.
Realizou-se, também um Grupo de Trabalho (GT) com alunos e servidores do campus e representantes de escolas, O GT teve a finalidade de elaborar propostas e engajar os envolvidos na promoção da inclusão do deficiente visual: no âmbito do IFMG Arcos, das escolas e da gestão pública de Arcos. As propostas foram votadas em assembleia, firmadas na ata está disponível para leitura, e serão encaminhadas para os responsáveis. Por fim será feito uma avaliação sobre quais propostas foram praticadas.
Co-coordenador: Jefferson Rodrigues da Silva
Contato: jefferson.silva@ifmg.edu.br
Bolsista: Joice Paloma Faria
Contato: joicepaloma09@gmail.com
Pisos táteis instalados no corredor do Campus
Placa de identificação em Braile instalada
Grupo de trabalho (GT)
Palestra: Educação das pessoas com deficiência visual na era digital.